quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mais de mil peixes são encontrados mortos em Canoas


A partir de uma denúncia à Brigada Militar, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canoas encontraram nesta segunda-feira, no final da tarde, cerca de mil peixes mortos na beira de uma vala de drenagem, aberta para a construção da Rodovia do Parque (BR-448), em área não habitada, no final da Rua da Barca, na região Noroeste.
Distante quase um quilômetro do local, outro foco de mortandade, com aproximadamente 200 peixes, foi localizado numa vala que passa por lavouras de arroz. Segundo a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Nade Coimbra, a condição crítica da área contaminada somada ao aumento brusco da temperatura, que faz diminuir o oxigênio, é uma das hipótese para a ocorrência das mortes. Uma mancha de óleo e lixo também podem ter comprometido a água. Não se descarta ainda contaminação por agrotóxico.
— É possível que os peixes estivessem no Rio dos Sinos, onde não encontramos nenhuma morte, chegaram a vala e de lá não conseguiram sair. Coletamos a água em pontos estratégicos— diz Nade.
Dentro de uma semana, serão divulgados os resultados das coletas encaminhadas pela prefeitura ao laboratório Laborquímica de Canoas.
______________
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: