sábado, 5 de novembro de 2011

Raquitismo: a doença do casco mole


O raquitismo é uma doença óssea metabólica, comum em animais em fase de crescimento, é a famosa doença do "casco mole", os animais doentes apresentam depravação do apetite, pois começam a comer coisas que não comiam antes como, por exemplo, terra, tijolos, madeira, etc, e tudo que lhes ficar ao alcance. Ficam magros, tristes, com o casco mole, conformação fora do normal, pele pouco lustrosa, timpanismo e prisão de ventre ou diarréia, alternadamente, movimentam-se com dificuldade e ficam deitados muito tempo, há atraso no seu crescimento.
Pode ser causado por desnutrição, alimentação pobre em sais minerais, principalmente cálcio e fósforo e de vitaminas, principalmente a D, alterações glandulares, falta de banhos de sol, ou ainda pode ser congênito, quando é herdado de um dos pais, macho ou fêmea, que estejam em mau estado de nutrição. 
O tratamento consiste em oferecer alimentos ricos em sais minerais, principalmente cálcio e fósforo, variando com frutas, verduras, alimentos vivos, milho, e ração balanceada própria para tartaruguinhas, banhos de sol diários (mínimo de 3 horas, oferecendo áreas de sombra) ou aplicações de raios ultra-violeta e injeção de suplemento de cálcio na forma líquida ou em pó na água. Evite oferecer alimentos ou medicamentos que possam provocar a eliminação do cálcio e do fósforo do organismo. Lembrando que a temperatura da água deve ser adequada para que a tartaruga se alimente bem (15°C a 20°C).         
___________
Fonte: Saúde Animal
Agripecus

3 comentários:

Nicolas Fischer disse...

a minha tartaruga tigre d'agua tem mais ou menos 2 meses, no ultimo dia reparei q ela estava muito parada, no outro dia percebi que o casco dela estava um pouco mole e ela não queria comer, coloquei ela para tomar um banho de sol mais ela só fica na sombra.
como ela tem apenas dois meses eu só posso dar ração a ela ou posso dar outras coisa que possam melhorar o estado dela também?
por favor me ajudem.

Victoria disse...

Minha tartaruga vai fazer 1 ano que eu tenho ela . E o casco dela esta soltando do resto dele como se ela estivesse trocando a pele. Isso pode ser algo grave ? Me ajudem

Lutepe disse...

Sim sua tartaruguinha pode comer alface peixe cru carne curou tomate banana mas elas gostam mesmo é de peixe cru