quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tubarão fêmea "engravida" sem ter machos por perto


A equipe do aquário do Burj Al Arab, o hotel mais luxuoso do mundo, acaba de anunciar  a reprodução do tubarão zebra fêmea, que habita o aquário marinho de seu restaurante do hotel por meio do  processo conhecido como partenogênese, sem a presença de um macho.
Esse fenômeno da evolução nunca havia sido registrado nessa espécie de tubarão, Stegostoma Fasciatum, e foi comprovado com a publicação da pesquisa científica após revisão realizada por diversos especialistas, no Journal of Fish Biology.
Com o acompanhamento do Dr. Khazanehdari, do Laboratório Central de Pesquisas Veterinárias em Dubai, o processo de partenogênese foi confirmado a partir da análise de DNA de alguns dos descendentes do tubarão mãe. A descoberta, juntamente com a sobrevivência dos filhotes, é um avanço significativo na ciência, questionando o conhecimento existente sobre a reprodução de tubarões. 
Os tubarões zebra vivem no tanque Oval, com aproximadamente 300 mil litros de água salgada e uma grande variedade da exótica vida marinha.

_________
Fonte: O Diário

Nenhum comentário: