sexta-feira, 16 de março de 2012

Lago de carpas no Parque Ibirapuera foi reformado


Lago de carpas no Parque Ibirapuera (foto: divulgação)

Construído em conjunto pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira, o Pavilhão Japonês foi doado à cidade de São Paulo em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação.
Instalado no Parque Ibirapuera, o projeto, que teve como referência o Palácio Katsura, antiga residência de verão do Imperador, ocupa o centro de uma área de 7.500 m2 e é cercado por jardins típicos e um lago de carpas. Com capacidade para 100 mil litros de água, o lago pode receber cerca de 300 carpas e é uma das atrações do parque.
No entanto, devido ao tempo, foi necessário reforçar o sistema de impermeabilização do lago. Responsável pela administração e manutenção do Pavilhão Japonês desde a sua inauguração, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo entrou em contato com a Sansuy para viabilizar a reforma.
Fundada em 1966 por imigrantes japoneses, a empresa é especializada na produção de laminados flexíveis de PVC e seus manufaturados, com larga experiência no fornecimento de mantas impermeabilizantes para a construção civil.
A opção foi pela utilização da geomembrana de PVC Vinimanta, uma membrana flexível produzida a partir de um composto de PVC, aditivos especiais, plastificantes e estabilizantes que conferem propriedades particulares de flexibilidade e resistência às intempéries. Essa versatilidade na formulação permite obter diferentes materiais para aplicações específicas de impermeabilização, seja em reservatórios, lajes, obras de infraestrutura ou paisagísticas, como lagos, praias artificiais, espelhos d’água e cobertura de telhados ajardinados.
No caso do Pavilhão Japonês, a Vinimanta aplicada tem formulação específica para lago ornamental com peixes: de cor clara, para facilitar a visualização das carpas; e com tratamento atóxico, específico para criação de peixes. Além disso, a flexibilidade da Vinimanta se mostrou importante para acomodá-la conforme o relevo e efetuar o revestimento e acabamento junto às pedras decorativas.
Para dar continuidade à reforma, antes foi preciso transferir as carpas do lago. Para isso, a Sansuy providenciou duas unidades do Vinitank, que é um tanque circular confeccionado com laminado de PVC flexível reforçado, desenvolvido especialmente para uso na criação de organismos aquáticos e que, nesse caso, serviu de viveiro para as carpas até o encerramento dos trabalhos.

_________
Fonte: Bagarai

Nenhum comentário: