sábado, 17 de março de 2012

Presidente da ABLA defende que Aquário do Pantanal é mais importante que a Copa do Mundo



Campo Grande (MS) - Durante o I Encontro do setor do Turismo do Centro Oeste – linha de crédito FCO Turismo, o presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), Marco Antônio Lemos, destacou que o Aquário do Pantanal vai trazer mais retorno para o Estado do que a vinda da Copa do Mundo de 2014 para Campo Grande.
Durante o evento, que reuniu diversos investidores da iniciativa privada do setor turístico do Centro-Oeste, para captação de recursos junto ao Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO), que aconteceu ontem (16), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, Marco Antônio Lemos falou em nome do trade turístico.
“O Aquário do Pantanal (Centro de Estudos e Pesquisa da Ictiofauna Pantaneira) é um investimento mais importante do que se tivéssemos trazido a Copa do Mundo para Campo Grande, devido ao grande volume de investimentos, comparando um empreendimento ao outro e o retorno financeiro” afirmou Marco Antônio.
“O volume de investimentos na área urbanística que teriam que ser feitos em Campo Grande, se comparado ao volume investido no Aquário do Pantanal, seria muito maior. Tendo em vista o retorno, o Aquário do Pantanal é um investimento perene, podendo atrair milhares de turistas ao longo de muitos anos” explicou o presidente da Abla.
Os investimentos em estádio de futebol e logística para receber os turistas na Copa fomentaria a economia local por um período menor, qual seja o do evento da Copa do Mundo.
Para Marco Antônio, Mato Grosso do Sul receberá um grande investimento com o Aquário do Pantanal, trazendo desenvolvimento e atraindo turistas, fortalecendo a economia do Estado. “Não será apenas um local turístico. É um centro de estudos e pesquisas científicas” afirmou Lemos.

O Aquário

O Aquário do Pantanal será um local de referência internacional. Está previsto para entrar em operação em 2014. Dispõe de 21 tanques, sendo 16 com espécies do Pantanal e 5 com as espécies da biodiversidade do Brasil.
Um dos destaques do Aquário será o auditório, que terá no fundo um aquário com 105m3. Além do auditório, o Aquário terá um tanque, de 20m3, disposto no hall de entrada, com espécies ornamentais.
 Aquário do Pantanal tem os seguintes conceitos: retratar de forma sintética e objetiva toda biodiversidade dos Ambientes Aquáticos do Pantanal; retratar tipos de ambientes ou espécies de grande interesse; possibilitar grande destaque para Educação Ambiental; proporcionar a exposição da Biodiversidade do Pantanal e outros Ambientes Aquáticos do Brasil; promover a interatividade como instrumento educativo e o enriquecimento ambiental através da cenografia.
   O manejo das espécies em exposição deverá ser objeto de estudo e pesquisa constante no Aquário do Pantanal, que servirá como um grande laboratório vivo para maior entendimento sobre a biologia e ecologia da fauna e flora do Pantanal.

_________

Nenhum comentário: