sexta-feira, 4 de maio de 2007

TRONCOS

(imagem retirada do site http://www.superagui.net/tronco%20praia.jpg )


TRONCOS NO AQUÁRIO
NÃO CORTE ÁRVORES !!!! PRESERVE A NATUREZA!!!!!


Troncos de árvores são muito usados em aquários por uma questão de decoração, pois fazem parte do ambiente natural de alguns rios e lagos. Mas eles também desempenham outros papeis dentro do tanque, eles tornam o ph tendencioso para o ácido, servem de refúgio e habitat para muitas espécies de peixes, além de servir como sustentação para plantas.
Nas lojas especializadas de aquarismo, existem diversos tipos de troncos com as mais variadas formas de diversas árvores à venda, às vezes com um preço um pouco salgado, diga-se de passagem, mas existem pessoas que em suas andanças pela natureza, encontram atirados pelo chão, troncos que seriam perfeitos para seus aquas, pois bem, este artigo vai ensinar você a tratar seu novo objeto, antes de coloca-lo no aquário.

A ESCOLHA DO TRONCO

O tronco em primeiro lugar deve ser oriundo da raiz da árvore, para evitar decomposição acelerada e em segundo lugar esta árvore deve ser uma Aroeira, por ter mais durabilidade em boas condições, se optar por outro tipo de árvore você deve trocar o tronco quando ele apresentar sinais de decomposição(eucalipto, plátano, dentre outras). ATENÇÃO: NÃO DERRUBE ÁRVORES PARA A AQUISIÇÃO DESTES TRONCOS, OPTE POR ÁRVORES MORTAS E PEDAÇOS QUE ESTIVEREM PELO CHÃO. De preferência para troncos que já estiverem dentro da água, nas partes de correnteza, pois vai poupar você do período de encharque(o tronco deve ser encharcado para afundar) e retirada do chá(troncos deixam a água do aquário amarelada, lembrando um chá), procure algo que entre em seu aqua, que não precise ser podado, pois vai ficar mais natural.

TRATAMENTO

O famoso “chá” liberado pelo tronco não é tóxico para os peixes, o problema é que ele deixa a água do aquário amarelada, o que impede a entrada total de luz e deixa o aqua com aspecto de sujo, mas muitos aquaristas usam este tipo de técnica em aquários amazônicos, pois representa o verdadeiro ambiente dos peixes desse biótopo.
Outro fator é que o tronco que não é coletado de dentro da água não afunda se colocado direto no aqua, ele precisa ser encharcado e este processo muitas vezes pode durar de 7 dias à 30, depende do tipo de árvore, faça um teste, se o tronco não afundar deixe-o em um recipiente com água cobrindo toda sua totalidade, até ele ficar no fundo sozinho.
Aproveite e vá trocando a água do balde a cada 3 dias e com uma escova de roupa escove bem o tronco, para ele já ir perdendo o amarelado do “chá”, faça isso até o mesmo afundar.
Juntamente com este processo vá acrescentando sal grosso no recipiente, 4 colheres para cada litro, afim de matar bactérias que poderiam ser fatais para os peixes, realize este processo até o fim do processo de afundamento, se o tronco quando recolhido já estiver encharcado, faça somente este esquema do sal grosso por 7 dias, passado ambos os períodos ferva o tronco de 30 à 45 minutos, daí já pode colocar no aquário. Se você comprar o tronco, faça somente o esquema do sal por 2 dias. Agora é só coloca-lo dentro do aqua na montagem, encher de água e curtir o resultado...

...ATENÇÃO: a AROEIRA é uma árvore em extinção, por isso, DE MANEIRA ALGUMA DERRUBE ESTA ÁRVORE PARA A RETIRADA DO TRONCO, você deve coletar troncos mortos encontrados pelo chão , NUNCA CORTE ÁRVORES PARA A SUA RETIRADA, consciência em gente!!!!! PRESERVE A NATUREZA!!!!

alemaumsm@bol.com.br

Falow....

12 comentários:

. disse...

parabéns pela opinião! corte de árvores para uso de troncos no aquarismo é uma contradição à prática. sem dizer que as peças já "trabalhadas" pela natureza são muito mais interessantes...

Prof. Elton Rick disse...

Sim, concordo com vc, "peças trabalhadas pela natureza são muito mais interessantes". Para meu aquário utilizei um tronco de um lago de uma hidrelétrica, já totalmente "curtido" só precisou do banho de sal grosso.

Marcos disse...

Muito boa a matéria, bem esclarecedora pois nós como aquaristas devemos ter em mente que a preservaçao é muito importante para nosso hobby.

visite http://aquarismoreal.blogspot.com

Abraços aquaristicos.

PORDEUS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PORDEUS disse...

posso pegar um tronco de cajueiro ou de pau brasil, que ainda estejam na arvore só que estão com a casca um pouco seca e sem folhas.
Mas nao estam podres, pois vi que a parte de dentro está com aspecto esverdeado.
agradescido

Anônimo disse...

OLHA COMECEI A MONTAR UM AQUARIO PARA MIM, E PESQUISANDO SOBRE TRONCOS, CHEGUEI A CONCLUSÕA DE QUE O DE AROEIRA SERIA O MELHOR,MAS NA MINHA REGIAO QUE É IPATINGA MINAS GERAIS É DIFICIL ENCONTRAR AROEIRA, TEMOS AQUI A BRAUNA PRETA QUE TAMBEM JA ESTA BEM EXTINTA,E É UMA MADEIRA BEM DURA E PESQUISANDO DESCOBRI QUE É MAIS DURA QUE A AROEIRA.ESPERO TER AJUDADO EM ALGUMA COISA.

MARIA LUCIA disse...

GENTE OLHA MINHA SORTE..COM FORTES CHUVAS NA MINHA CIDADE..CAIU UM PE DE ARROEIRA NA MINHA RUA...PEQUEI QUASE TODOS TRONCOS..E ARREPENDI DE NAO TER PEGO TODOS...TO FAZENDO UMA DECORAÇAO NO MEU JARDIM....

Anônimo disse...

Também moro em Ipatinga, e encontrei um bonito pedaço de brauna preta, so q nao sei como faço para tratá-la para colocar no aquario. ja coloquei a mesma em um recipiente com água, mais pelo q vi a água esta escurecendo muito. Como posso fazer para resolver esse problema??

Unknown disse...

Posso usar troncos de ipe roxo?

Unknown disse...

achei 1 tronco muito maneiro de pinheiro e um outro tronco eu ganhei mais não sei de que árvore é, então eu pergunto a todos: posso tratar os 2 para colocar no aquário?

Unknown disse...

achei 1 tronco muito maneiro de pinheiro e um outro tronco eu ganhei mais não sei de que árvore é, então eu pergunto a todos: posso tratar os 2 para colocar no aquário?

Tania Amaral disse...

Sou nova nesse hobby, mas tenho lido muito a respeito. Encontrei um tronco lindo em forma da letra "e" manuscrita, estava abandonado em um terreno baldio. lavei e deixei de molho por 30 dias trocando a água de 2 em 2 dias. Com 30 dias descasquei e escovei ate toda a parte preta sumir. Nesse período a água sempre ficava cor de mate e começou a crescer flor de pau no tronco. Em um balde de alumínio grande fervi por 3 horas o tronco com cloro, depois de uma semana secando ao sol, voltei a ferver com 1 kg de sal, deixei por 30 dias submerso e troquei a agua 2 vezes. No aquario montei um jardim e coloquei o tronco e ainda nao coloquei os peixes, pois estou esperando a agua amadurecer. Tenho observado e medindo o PH toda a semana. Está tudo bem por enquanto. Tania Amaral