sábado, 30 de junho de 2007

TARTARUGA TIGRE D’ÁGUA

 

A tartaruga tigre d’água brasileira (Trachemys dorbignyi) é uma tartaruga aquática, onívora. Tem este nome devido às suas listras amareladas e alaranjadas. Seu habitat estende-se pelos pântanos, banhados, lagos, riachos e rios do estado do brasileiro do Rio Grande do Sul, onde habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim. O habitat abrange também parte do Uruguai indo até o nordeste da Argentina. A fêmea desova até 18 ovos por postura. Destes, eclodem, após 60 a 120 dias, os filhotes com cerca de 3 cm. Quando adultas podem alcançar entre 22 cm (macho) e 26 cm (fêmea). São comuns no Rio Grande do Sul e com freqüência são ilegalmente comercializadas como animal de estimação. Vivem aproximadamente Cem anos.
Ao adquirir seu exemplar , devidamente registrado pelo IBAMA, providencie um aquário ou Aquaterrário de modo que seu mascote possa ter livre acesso tanto a água quanto a uma parte seca, composto por uma rampa ou uma pedra grande.
De acordo com o crescimento do filhote, o seu ambiente deverá ser trocado para que comporte o seu tamanho.
A água deverá estar sempre limpa, realizando trocas de água de acordo com a necessidade. Filtros e bombas submersas podem ajudar na qualidade da água. Esta deve ser aquecida, principalmente no inverno, a uma temperatura de 23ºC a 26ºC para mantê-la sempre ativa e com apetite alimentar.
Quanto à alimentação, item muito importante na conservação do Tigre D’água é composto de um alimento industrializado encontrado em lojas especializadas, específico para tartarugas aquáticas. Podendo adicionalmente ser oferecida 1 ou 2 vezes por semana pedaços crus de carne de frango ou boi, que elas gostam tanto. Artemias, tenébrios e besouros de amendoim também podem ser uma boa opção.
Porem atenção, o principal alimento é o industrializado na forma de bastão, oferecido 1 vez ao dia.
A dieta correta evita muitos problemas alimentares como deficiência de minerais (cálcio e fosfato) e de vitaminas como a hipovitaminose A, que é a enfermidade mais comum em quelônios. Banhos de Sol, são necessários para a absorção de vitamina D, evitando o raquitismo, quinze minutos diários já são o suficiente. Não se esqueça de mesmo no banho de sol, oferecer água e a opção de uma sombra.
Ao perceber sua tartaruga apática, não querendo entrar na água e/ou com os olhos inchados, procure um médico veterinário para iniciar um tratamento antes que os sintomas se agravem podendo levar o animal à morte.
Em alguns lugares, como o Lago Paranoá, em Brasília, são cada vez mais comuns, bem como a espécie contrabandeada dos EUA, Trachemys scripta elegans. Oriundas de descarte por famílias que as tinham como animal de estimação, tomam alguns lagos dos parques do DF e dali passam para coleções de água maiores.
A espécie americana se distingue, entre outras coisas, por ter uma mancha vermelha atrás dos olhos.
A comercialização clandestina da espécie Trachemys scripta elegans (tigre-de-água-americano), oriunda dos Estados Unidos, como animal de estimação no Brasil, trouxe uma série de problemas para as espécies nacionais, principalmente para o Tigre-de-água-brasileiro, por serem muito parecidas entre si. Além disso, o tigre-de-água-americano pode competir com as espécies nativas e invadir os seus ambientes naturais, provocando desequilíbrios ecológicos, como a hibridização de espécies do mesmo gênero e até impacto sobre populações de anfíbios (os girinos são um de seus alimentos). Perdido o interesse pelos animais, os proprietários muitas vezes os libertam em lagos, rios, represas ou parques, o que vem a provocar desequilíbrio ecológico.

ATENÇÃO: Considera-se crime se a origem do animal não puder ser comprovada, sobretudo se for um animal adquirido de traficantes ou contrabandistas, em estradas, depósitos, feiras livres, por meio de encomendas ou similares. O IBAMA não legaliza ou regulariza a posse de animais sem origem conhecida ou que tenham sido adquiridos em desacordo com o que foi estabelecido pela Lei nº 5197/67, Lei 9605/98 e Decreto 3179/99. Quem tem um animal silvestre em cativeiro deve primeiramente cuidar bem desse animal, fornecendo a ele alimento e acomodação adequados e, sobretudo, não adquirir outro sem a devida permissão, autorização ou licença do IBAMA. O infrator tem a opção de procurar voluntariamente o Ibama para entregar o animal sem sofrer penalidades. Porém, caso opte por manter o animal sem origem legal, se houver denúncias contra ele, estará sempre sujeito à aplicação da lei de crimes ambientais. (Fonte: IBAMA) Ou seja, adquira animais silvestres(provenientes da fauna brasileira) somente de criadouros registrados.
Tenha em mente que este animal pode viver 100 anos, então você tem de estar consciente que ele vai passar metade disso com você, proporcione uma boa estrutura para ele e ame seu bichinho...um abraço...

Sua tartaruguinha está com o CASCO MOLE e FALTA DE APETITE? Ela pode estar doente! CLIQUE AQUI e saiba mais!

Abcessos em Tartarugas CLIQUE AQUI. 
____________

281 comentários:

1 – 200 de 281   Recentes›   Mais recentes»
Norberto disse...

Olá amigo,

Tenho um casal de tigre d'água brasileiro, possuo um aquaterrário com filtragem de água, essa filtragem foi desenvolvida para este aquaterrário, depois de várias tentátivas e fracassos chegamos a uma filtragem que parece ser a mais efeciente, entretanto a troca total da água tem que ser frequente, a grande preocupação é com cloro e outros produtos q possam a ser prejudiciais as tartarugas.
Bom entretanto, meu comentário é sobre outro problema,minhas tartarugas possuem hoje cerca de 4 anos, estão aparentemente bem,ativas e se alimentando bem, entretanto o casco delas apesar de bem firme e rígido como deve ser está apresentando pequena manchas esbranquiçadas que são mais notadas quando o casco está seco e começaram a descascar um pouco, nada q a principio pareça muito grave,já levei a alguns veterinários mas nenhum deles tem experiência nesse tipo de animal, um me disse q isso era natural do animal, outro me disse q poderia ser uma espécie de micose mas não saberia tratar, vc pode me dar algum auxilio sobre isso...
O tempo e a frequencia do banho de sol podem provocar esse problema? já que só posso proporcionar-lhes banho de sol 2x por semana.
Obrigado.

Douglas Larry!!! disse...

Oi...
qu gostari de saber... como destinguir o sexo da tartaruga tigre d'agua brasileiro???

ela tem uns 4 cm!!!
desde já agradeço...

Unknown disse...

oi, eu comprei um casal de tigres d'água em uma loja junto com um filtro que suga a água do aquario, que passa por uma esponja formando uma cascata. Dá muito trabalho pra lavar mas eu lavo e logo depois ele esta sujo com lodo, o aquario também mas a água fica amarela de tantas fezes que a femea solta, ela come muito e acaba comendo a comida do macho que é pequeno com o casco esbranquiçado, e é isso que me preucupa, porque eu tiro a fêmea pra ele poder comer, mas ele não come quase nada! Eu ponho ele e ela no sol, mas não adianta! Ele tambem tem os olhos esbugalhados.
Eu queria saber que tipo de filtro é bom pra eles e que é isso que o macho come pouco, se ele está doente com o casco branco? hein?
Obrigado.

Nikolas disse...

olá ganhei uma tartaruga não sei se é macho ou é femea, já comprei varios tipos de comidas e ele ou ela não come! é porque estamos no inverno? por favor me avisem como fazer ela ou ele comer é muito importante tenho medo dela ou dele morrer!

AquariofiliaBR disse...

norberto vários fatores podem estar contribuindo para esses sintomas ela pode estar trocando de pele o que acredito ser o mais provavel, tb pode ser má qualidade da água, o que acho pouco provavel, o casco deve estar descascando nas pontas?

Para saber se é macho ou fêmea os machos adquirem uma coloração escura em seu período reprodutivo e a femea se mantem com a mesma coloração, machos possuem garras bem maiores que as femeas.

nikolas e joão vcs possuem termostato no tanque!? como fazem no banho de sol!? tudo isso interfere na alimentação e saúde do animal!!!

joão seu filtro é externo é normal essa sujeira, vc possui algum tipo deilçuminação?!

Nikolas disse...

bom eu não tenho aqule filtro que faz a agua girar aqule "tanque" eu só tenho o aquecedor para deixar a agua em temperatura agradavel e parace que o aquecedor ta estragado! banho de sol so dou quando tem sol aqui em bom retiro nos ultimos dias só teve chuva! e parece que ela comeu o reptolife baby a ração de bebes por que os camarões ela não come! me mantenha informado!

Anônimo disse...

Tenho um tigre d'agua com 8 anos e 19 cm de diametro. Para ver se á macho ou femea tem de se ver a carapaça não é? Abraço

AquariofiliaBR disse...

Na maturidade sexual os machos apresentam uma coloração mais escura enquanto fêmeas continuam com o verde característico, os machos possuem tb unhas das patas dianteiras bem maiores do que a das fêmeas. Os macho tb são menores que a fêmea e a parte ventral do casco é mais côncava.

Anônimo disse...

Pessoal, ganhei uma tartaruga tigre d'água há três semanas, bem pequena, e estou preocupada, pois ela não come as rações e camarões que ofereço. Ela aceita apenas artêmias vivas, mas acredito que não seja suficiente e saudável apenas comer isso.
Estou perdida, não sei se suspendo as artêmias e continuo oferecendo a ração até ela aceitar (mas tenho medo que adoeça ou morra de fome).

Se puderem me orientar, agradeço muito!

AquariofiliaBR disse...

Fabíola continue insistindo com a ração, mas mantenha a artemia, ela é uma ótima fonte de proteína, no começo as tartas são assim mesmo, mas logo vão se acostumar, vc já tentou mudar a marca da ração?

Anônimo disse...

Olha acredito que possa ajudar com a diferenciação do macho e da femea, primeiro o tamanho é quase o mesmo sim srs, agora as diferenças mais viziveis aparecerão com a maturidade, a principal é o tamanho das unhas, nas trachemis o macho tem unhas maiores, para poder "segurar" a fêmea no acasalamento, o rabo do macho tambem é maior, a fêmea geralmente mantêm uma cor verde brilhante e os machos ficam mais escuros, outra coisa interessante é o comportamento, o macho faz tipo uma bruxaria contra o vidro do aquário quando vê alguem por perto, fica tremendo as duas patinhas dianteiras como se entivesse arranhando o vidro, dizem que isso é paa chamar a fêmea, quanto a criar duas de diferentes tamanhos em um aqua é complicado, são muito territorialistas e o naior pode morder o menor, eu por exemplo possuo duas, em aquas diferentes, sempre que ponho juntas a maior primeiro fica olhando e depois vai pra cima da menor, quanto a filtragem ela é complicada mesmo, mas necessária, e tambem a adição de sal e produtos para evitar problemas, principalmente quanto a salmonela, comum nestes repteis, são animais muito bons, alias são lideres como pets em lugares como os USA, pena que aqui se tenha tanto preconceito e dificuldades em encontra-los legalizados, e na realidade falta tambem conscientização, pois são animais que crescem muitoooooo ficam bem grandes e acabam em rios e lago onde não são invasores causando prejuízos ao meio ambiente local, portanto se resolverem criar saibam que terão um animal por uns trinta anos ou mais, e se tiverem que se desfazer procurem um criador para doação, um grande abraço a todos.

Anônimo disse...

oi eu queria saber qual é o mes serto para que meu casal de tigri-d'aguá tenha filhotes.E qual a idade certa.

OBRIGADO!!!

AquariofiliaBR disse...

Os machos adquirem a maturidade sexual com 2 anos, as fêmeas aproximadamente 5 anos, o periodo que mais se tem sucesso na reprodução são nos meses quentes.

Unknown disse...

Oi tenho uma tartaruga tigre d'agua de aproximadamente 3 meses ela é pequeninha, eu ostaria de saber quando vc começou a dar peixinhos vivos para ela no áquario e se posso dar verduras tipo couve é que li em um site que se pode dar folhas de couve. Agradeço a ajuda.
abraços Gabriela

AquariofiliaBR disse...

Olá Gabriela, bom, eu substituo os peixes por camarão e tenébrios, peixe a sua nao vai comer agora, mas outros alimentos vivos como os que citei sim, é ótimo para seu crescimento...tb nunca ofereci couve, sempre dei frutas...um abraço...

Unknown disse...

Olá, tenho um Tigre D'água de 3 anos, acho que é macho mas não tenho certeza... ele mora num terrário de 1,5 M... bem grande com filtro canister, luz artificial, aquecedor automático.. enfim... tudo o que necessita,mas já fazem 10 dias que ele não come direito, recusa todos os tipos de ração e até de camarão, só come bem pouquinho carne moida e peixe.Não sei o que fazer para ele comer normalmente de novo. O que fazer? Será que está doente?

AquariofiliaBR disse...

Ele possui algum sintoma visivel?! alguma mancha branca, casco com algumas ramificações brancas!? espuma na boca? você mudou a ração ou ofereceu alface?

Unknown disse...

Tem sim essas manchas brancas, não muito,bolhas não tem, quanto ao alface eu não dei pq dizem que dá diarréia, a ração eu só tentei dar outras agora depois que ele parou de comer...tentei já todas as do mercado! levei ele hj no veterinário e o mesmo disse que deve ser fungo e tb um pouco de stress, tirou um raio X para ver se não eram ovos, ou algum corpo estranho que ele tenha comido.. mas não era nada...receitou uma pomada para o casco e um remédio de fórmula para pingar na boca da tarta duas vezes ao dia. Tenho que voltar lá depois de 15 dias.
Vc acha que pode ser isso mesmo?Posso fazer mais alguma coisa?

AquariofiliaBR disse...

É pode ser fungo sim, achei que fosse algo que ela comeu, por isso a pergunta sobre a alface, outra hipótese é a falta de banho de sol ou banho em um período menor do que necessário, o que pode causar falta de apetite, o casco fica com rachaduras e esbranquiçado, perdade cálcio!!! mas o melhor que poderia fazer você ja fez, levou ao veterinário, é só seguir as recomendações passadas que com certeza elavai se curar!!!

Unknown disse...

minha tartaruga esta com um dos olhos enchados falta de apetite e chegou a espumar um pouco pela boca. o que pode ser ?

AquariofiliaBR disse...

Provavelmente seja salmonela, muito comum em tartas mais novas, recomendo levá-la ao veterinário ou a uma loja especializada!!! URGENTE!!!!

Anônimo disse...

Olha, eu dei alface pra minha tartaruguinha, e ela comeu um monte, isso pode fazer mal pra ela?

AquariofiliaBR disse...

Pode dar diarreia na tarta, em agluns casos pode ser fatal, portanto evite esse tipo de alimento, é inutil para elas, ofereça proteina de forma moderada afim de evitar obesidade e algumas frutas...

Mistério disse...

eu ganhei minha tartaruga no sábado e o veterinário me receitou como comida o camarão ressecado. mas ela não come, o que devo dar para ela?

Anônimo disse...

acho que minh a tarta está doente... ela está rejeitando ração(camarão) e seu casco está ficando mole... o que devo fazer??? Socorro!!!!!

AquariofiliaBR disse...

becker ofereça pedacinhos de peixe cru esmagados ou entao compre ração para tartarugas como a da Alcon e molhe criando uma mukeka.
Cindy isso é caracteristico de uma tarta que nao toma banhos de sol e alimentação ineficiente.

Anônimo disse...

olá amigos!
tenho um casal de tigre dágua,recentemente eles reproduziram depois de 10 anos
gostaria de saber como proceder

AquariofiliaBR disse...

Desculpe a demora pela resposta...ofereça de inicio alimentos pequenos como frutas e pequenos camaroes, mantenha a temperatura em 20ºC e proceda como com as adultas, banhos de sol diários, agua limpa, partes secas e líquidas...E O MAIS IMPORTANTE, AFASTE DOS PAIS!!!

Bruno disse...

ola tenho um filhote de tigre d'agua que gahei com uma tartarugueira de plastico e nao cabe aquescedor nem filtro e moro em Curitiba PR aqui é muito friu oque devo fazer devo oferecer mas sol oque me ajude por favor??? ps( moro em apartamento no 2 andar e tenho aquescedor mas nao de aquario para a casa msm devo ligar isto vai ajudar????)

AquariofiliaBR disse...

Primeiramente Bruno, o ideal era montar um aqua-terrário de vidro se possível, vc mesmo pode colar, é simples de fazer... mas no caso em tela, tente colocar o "aquario" em uma janela onde pegue luz na maior parte do dia, deixe algum local com sombra. A água esquentada por termostato vai apenas evitar que a tartaruga nao se mantenha em letargia, aonde ela diminui seu metabolismo, seria interessante pensar em um local mais adequado para ela, como o aquaterrário em que recomendei.

Anônimo disse...

Olá! Tenho duas tartarugas tigres d'água! Elas sempre comeram muito e sempre foram muito ativas. Todavia, não sei se em razão do frio, elas vivem dormindo e quase não comem nada, isso quando efetivamente não comem nada mesmo! Estou preocupada! Não tenho termostato... é necessário? Obrigada pela ajuda! Lilian.

AquariofiliaBR disse...

Elas estão em letargia, estado normal em épocas de frio, o termostato faz com que elas voltem a ter uma maior atividade, eu recomendo colocar um aquecimento sim.

Bruno disse...

ola,sou eu d novo Bruno eu fis como vc me disse comprei um aquaterrario ideal para o tamanho dela ja que ela tem 5 cm e comprei aquescedor , que temperatura devo deixar , e ela nao sobe na parte seca nao sei por que e quando coloco ela la ela desce e nao esta querendeo se secar inteira no sol la e estou suspeitando de fungos mas ela esta ativa e comendo bem sera que ela tem fungos e oque devo fazer para tratar??? socorro!!!! ps ( é um tigre d'gua )

AquariofiliaBR disse...

Bruno, mantenha a temperatura da água em 27ºC, se ela estiver com vontade ela sobe na parte seca, não precisa se preocupar com isso... você tem de identificar se ela não esta se alimentando, isso sim é um problema!! para ver se tem algum fungo é só procurar por manchas!

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno disse...

ola tenho uma tigre d'agua legalizada pelo IBAMA mas ela nao tem cores tao vivas como a da foto ela ta mais parecida com as do video por que isto? e ela tem 8 meses e esta com 5 cm de casco esta bom o tamanho?? obrigado!

Daiana disse...

Oi tenho uma tartaruga tigre d'água mas quando comprei não souberam me dizer o sexo dela gostaria de saber como faço para identificar?

AquariofiliaBR disse...

Bruno, as cores podem ser por culpa da alimentação ineficaz ou pela idade dela, ou ainda por nao tomar banhos de sol, estresse!! quanto ao tamanho tudo normal...

AquariofiliaBR disse...

Daiana, os machos possuem as unhas das patas dianteiras bem maiores do que a das fêmeas. Os macho tb são menores que a fêmea e a parte ventral do casco é mais côncava.

bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bruno disse...

bom , em questao da alimentação dou a ração reptomin da tetra sao uns bastonetes marroins tenho lampada proria para ela e ela sobe direto para tomar ''sol'' e stresse creio que nao seja pois ela esta ativa e se alimentando muito bem oque seá que deve ser??
E se voltar a tomar sol volta a cor normal???

bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bruno disse...

SE EU VOLTAR A DAR BANHO DE SOL E DAR COMIDA MELHOR EM FIM TRATAR ELE(A) VOLTA A COR VIVA A COR NORMAL?

AquariofiliaBR disse...

Se a alimentação é de qualidade e ela toma banhos de sol regularmente, o escurecimento das cores pode se dar por estresse ou genética ou ainda por maturidade sexual! Repare outros sintomas como falta de apetite, manchas, se ela espuma pela boca, se não estiver fazendo nada disso pode ficar tranquilo!

bruno disse...

mas se tratar isto as cores volta a ficarem vivas?
manchas nao tem mas tem tipo uns fios no pescoço nao esta com os olhos inchados nem com a boca espumando esta iper ativa e comendo muito bem mas as cores podem voltar a ficarem vivas ou nao tem geito
?

Claudete disse...

Ola! Tenho um lago de +- 2000L de água e 70 cm de profundidade neste lago têm carpas e "barrigudinho" como tem uma ilha neste lago gostaria de colocar uma tartaruga tigre d'água isso pode dar certo ou a tartaruga pode atacar meus peixes. Um abraço. Muito obrigado.

AquariofiliaBR disse...

Claudete pode colocar sem problemas, tenho uma no meu lago com carpas e kinguios e nunca houve 1 ataque, pode colocar tranquilamente, seu espaço é grande!

bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bruno disse...

ola, minha tartaruga esta com uns fios mei que transparentes na cabeça no pescoço nas patas e nas axilas parece um tipo de pele parece que ela esta trocando de pele ou descascando nao sei isto é normal?? Elas esta ativa e comendo de vez em quando rejeita a ração ai dou cenoura e ela come tudo ela tem uns 5 cm de carapaça esta atia , muitas pessoas falaram que ela esta com fungos mas tenho uma lampada que transmite raios UVA e ela sobe la todos os dias oque ela tem ela esta doente? me ajudaaaa eu amo ellaaa!

Unknown disse...

Ola! moro em Niterói e estou tendo dificudades para comprar uma tartaruga tigre d-água você pode me falar onde posso encontra.(com autorização do IBAMA)um abraço e obrigado.

Unknown disse...

Oi... gostari de saber... como destinguir o sexo (filhote) da tartaruga tigre d'agua.E qual é a média de preço.

Anônimo disse...

como posso saber se uma tigre d' agua com 1 ano é femea ou macho

Anônimo disse...

meu tigre d'agua estar doente, ele não quer comer nada, ele so fica parado e gemendo mais o casco sele nao estar mole e ele nao tem macha estra nao, ai ele so fica na parte rasa respirando e parado praticamente ele nen se meche e nao come absolutamente nada que você oferese.
ai se puder me ajudar, obrigado!!!
socorooooo!!!

Unknown disse...

Olá..

Hoje quando eu cheguei em casa (23h) tinha uma tartaruga Tigre d'água num vasilhame (umas 4 vezes maior que ela) com água e um potinho com ração, na mesinha do meu quarto ao lado do meu pc.

Fui tirar satisfações e minha mãe contou que foi presente de um dos alunos do Ensino Fundamental.

Muito tempo atrás minha família criava um casal mas foi doado para um amigo que tinha um aquário com muitos peixes.

Eu como futura Bióloga não pretendo me desfazer do pequeno animal, mesmo porque adoro minhas criações.

Não sei o sexo, porque não há como comparar com outro pra saber se o tamanho das garras e tudo mais são maiores ou menores.

Não tenho como comprar um aquaterrário com urgência (amanhã por exemplo). Qual a alternativa mais rápida que posso usar até comprar um aquaterrário? Sabe como é nee.. pagamento sai só dia 15... Quando sai ainda.. ¬¬

Minha casa tem o quintal bem grande, tem problema deixa-la na grama uns minutos por dia pra pegar sol? Ou eu tenho que deixar sempre na casa dela mesmo?

Farei de tudo para cuidar de forma correta e não prejudicar o bichinho.

Também quero saber como pego uma legalização do Ibama

Att. Ângela

gege disse...

ola,
tenho uma tartaruga tigre d agua de 5 cm e meio e eu queria saber que tipos de frutas que posso dar para ela, e se eu tenho que dar ainda a racao reptobaby ou se eu ja posso dar a reptomix para ela.

Marco disse...

oi, meu nome é marco, e a cerca de um mês adquiri uma tartaruga tigre d'água, ela é pequena, tem cerca de um mês e meio...
ultimamente venho percebendo que ela fica muito tempo na água, e sua pele está descamando... gostaria de saber se isso é normal...
obrigada

Marco disse...

oi, meu nome é marco, e a cerca de um mês adquiri uma tartaruga tigre d'água, ela é pequena, tem cerca de um mês e meio...
ultimamente venho percebendo que ela fica muito tempo na água, e sua pele está descamando... gostaria de saber se isso é normal...
obrigada

Unknown disse...

acabei de adquirir uma tarta e quero saber se posso cria´-la em um aquaterrario sem a bomba d'agua?

gege disse...

rita, se voce quiser vc pode criar ela num aquaterrario sem bomba d agua mas tera que trocar a agua dela sempre que estiver suja(sem a bomba a gua dela sujara mais rapido)obs:a minha tigre d agua eu crio num aquaterrario sem bomba d agua.

Unknown disse...

Ola! montei um aquaterrario para minha tartaruga tigre d'agua que sempre foi criada solta pela casa, ela nunca tinha visto outra tartaruga como ela, quando instalei um filto no local ela viu seu reflexo em um metal que prendia a mangueira e começou a fazer a "dança do acasalamento" como me falaram. Eu concegui um macho para ficar com ela mais o que me parece é que ela pensa que ela é que é o macho, no começo ela batia nele, agora parou, mas tem atitudes como se ela fosse o macho, não seu o que fazer. Outro problema que tenho, é quanto ao lodo que cria, coloquei uma bomba que esta mantendo a água limpa, porem as pedras e as laterais cria lodo, gostaria de saber se há algum produto para evitar o lodo que não prejudique as tartarugas, você conhece?
Obrigada.

Unknown disse...

eu tenhu um casal de tigre da agua , eles tem quase 2 anos e o aquario onde eles viviam esta pequeno , eu troquei eles de lugar mas a femea parou de comer, pensei que em 1 ou 2 dias ela fosse acostumar , mas nao acostumou , tive que por de volta no aquario, eh normal isso ?

Marília disse...

Oi tenho uma tartaruga tigre d'água a 7 meses. A princípio ela não comia, e fui dando arthemia e ela comia e quando ficou doente dei carne moida com cálcio, e memso assim ela não melhorou. O casco estava muito mole tanto em cima como em baixo. Levei ao veterinário e ele me disse para dar peixe freco trocar sempre a água, plantar alpiste, e colocar pedra de cálcio. Ela melhorou, mas quando fui viajar esse mês minha amiga cuidou dela e acabou a ração dela, e minha amiga não achava em nenhum lugar.Depois disso ela não aceitava a ração para adulto só no começo ela aceitou, ai depois disso ela não quis mais comer e está passando a maior parte do tempo fora da água. Estou preocupada ela nunca ficou mais de 3 horas fora da água. Preciso de Ajudaaaa!!!!

bri disse...

olá ^^,recebi um casal de tartarugas tigre d'agua de aniversario recentemente,como n tenho um filtro eu gostaria de saber se ao lavar o aquaterrario tenho q colocar um produto especifico ou algo assim e quanto de raçao devo dar pra cada um diariamente,agradeço desde já n_n

anderson/fabiana disse...

Olá, eu e minha noiva adotamos uma tigre d'água americana que o antigo dono ia abandoná-la. Não sabemos a idade, porém ela está comendo bem: ração, camarão e banana. No entanto, ela apresenta um olho inchado na palpebra inferior, arrasta uma das pernas batendo parte do casco no chão e quandop está tomando banho de sol, aparece manchas brancas pela cabeça, patas e pescoço. O casca é escuro e está descacando como se estivesse trocando de pele e existe no casco, uma pequena lesão aparentando esponja. O que devemos fazer??? Aguardamos ansiosamente. Obrigado. Anderson/Fabiana.

Anônimo disse...

olá gostaria de saber se posso colocar um peixe para conviver junto com minha tartaruga tigre dagua ??? e quais os peixes se puder colocar???obrigADO

Anônimo disse...

olá,estou com uma tartaruga tigre d'agua e ela não quer comer, ja tem uns tres dias,o q fazer?

Unknown disse...

oi tenho uma tigre dágua de 4 anos e viajo muito gostaria se saber quanto tempo ela pode ficar sem comer?

Unknown disse...

oi tenho uma tigre dágua de 4 anos e viajo muito gostaria se saber quanto tempo ela pode ficar sem comer?

C. disse...

Olá a todos,
Tenho um tigre d'agua macho. Ele tem 9 anos e 14cm de comprimento. Gostaria de saber se é certo deixar ele durante o inverno fora d'agua. Eu faço isso ja fazem 7 anos e tenho muito essa dúvida se faz mal pra ele, claro que coloco ele na agua uma vez por semana para se alimentar.
Me respondem...desde já agradeço!

C. disse...

Ola,
Tenho um tigre d'água macho de 9 anos e 14cm de comprimento. Gostaria de saber quanto tempo ele pode ficar sem água.
Desde já agradeço a resposta.

Anônimo disse...

gente tenho uma tartaruga tigre d'água de aproximadamente 1 ano e meio ela ficou sem luz artificial no aquario gostaria de saber um lugar onde vende luz para tartarugas ela esta com o casco muito escuro e pareçe estar muito gorda e com o casco rachado mas eu começei a colocala no sol e do lado tem um pouco de sombra ela n quer ficar no sol e já deu vermes nela 3 vezes aqueles vermes pequenininhos brancos mas parou á 3 semanas ela pode estar doente? ela pode viver sem luz no aquario só tomando banho de sol? e uma vez minha mãe colocou um pouco de cloro na agua e ela fiicou com o olho meio brranco mas parou o que que eu faço para parar de dar vermes nela e o casco nao rachar? e ela tambem tem umas manchas brancas!!!!!!!! socorrrooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Minha tartaruga está com o casco esbranquiçado, e nao come de jeito nenhum a ração nem o alface e alem disso seu casco está descascando não sei mais o que fazer.O que eu faço para essa situação?

AquariofiliaBR disse...

Casco esbranquiçado, a tarta não se alimentando, tudo isso se dá por alimentação inadequada e por banhos de sol falhos!! O banho de sol é importantíssimo para além de manutenção da temperatura corporal, para estimular a calcificação do casco, portanto isso merece grande atenção.

Lucas Garcia disse...

oi meu nome é Lucas
e eu tenho 14 anos
será que vc poderia me dar uma tartaruguinha
eu não tenho condições de comprar uma
Aguardo
Um Abraço

Anônimo disse...

olá,
Geralmente as tartarugas sofrem uma transformação do casco onde todos os anos descasca, ou seja, uma vez por ano ela renova a sua carapaça para que nasça ainda mais forte e saudável. Já no caso de alimento é normal ela não sentir fome por causa do frio, onde eles ibernam e deixam espaço para a primavera, somente iniciam comer normalmente no verão.

Anônimo disse...

Oi todo mundo,
Montei um pequeno lago com menos que 1000lts.
Filtro + UV + bomba circulacao + aquecimento.
Com area seca, e cascata...
Tenho tres tartarugas tigre brasileiro e uma americana (doacao). Elas convivem bem com carpas e peixes "limpa-fundo". Tenho algumas duvidas. Algum problema a tigre conviver com a americana? Posso introduzir Pitus no laguinho? Alguma planta eh recomendada para o ambiente das tartarugas, visto que elas devoram as plantas?
Obrigado pelos esclarecimentos.
Renato/SJC

mayara disse...

eu ganhei um um tigre d'agua ... mais tem um problema ela não gosta de ficar dento da agua, isso é normal estou deixando ela em um canteiro de terra , e la tbm não está comendo muito
aqui a clima esta frio, vi em outro site que o metabolismo dleas fica lento no frio , é verdade ?

Anônimo disse...

Tenho um lago natural bem grande, tipo uns 20m por 15m e uns 2 de profundidade. Neles tem umas carpas, e uns outros peixes. Queria saber se posso soltar meu tigre dagua la, e se preciso dar comida ou ele comeria peixes. Se ainda precisar dar racao, como faço pra pegar ela depois?

Unknown disse...

Ola moro na espanha tenho uma tigre d'agua aqui eles criao elas em um aquario normal e quando comprei me disseram que no inverno elas nao comem, e faz mais ou menos 1 mes coloco comida e ela nao come, gostaria muito de levar ela no brasil tentei me informar mais nao achei qual documentaçao necessaria para leva-la se vc poder me ajudar!

Anônimo disse...

pq em todos os sites de tartaruga tigre d`agua nunca fala o preço e se eu quiser comprar uma tartaruga nao tem o preço como vou compra-la se nem o preço eles colocam eles nao o dono desse site isso e um site pessimo manes

AquariofiliaBR disse...

Este blog não comercializa nenhum tipo de animal, por isso que aqui não aparece valor dos tigres d´águas é apenas um site para ajudar pessoas que desejam criar estes animais...

Anônimo disse...

olá tenha uma tartaruga tigre da agua ela tem mais ou menos 15 dias,faz dois dias que ela fica a maioria do tempo dentro do casco e nao nada,o casco dela atras está meio mole, ela tambem nao quer comer.Oque fazer?Ela está doente? tem algum remedio pra isso? Ela vai morrer?
me ajudem...
por favor respondao o mais rapido possivel...
obrigada

Anônimo disse...

olá meu nome é Giselli,minha filha Ana Clara ganhou uma tigre da água no fds do pai dela,estava doida por uma ja tinha uns 6 meses.Agora com o sonho realizado temos um probleminha,ñ sabemos ao certo como cuidar,estou trocando a água a cada 3 dias(uso água mineral),compramos 2 tipos de comidinha,uma é o camarãozinho e a outra é uma própia p/ tarta baby,mas ela ñ esta comendo,me de algumas dicas por favor... muito brigada!!

aninha disse...

Olá ganhei uma tigre dágua,ela tem apenas 19 dias,ñ esta comendo,dorme o tempo todo,o casquinho esta meio molinho,por favor me ajude,ñ quero que ela morra pois ela é muito querida por mim e minha família.onrigada

Valdir D20 disse...

Eu tenho 2 tartarugas tigre, as 2 tem a mesma idade, mas tamanhos diferente. A menor só como Gammarus, nao aceita a ração, a maior só comia ração mas eu fornecia Gammarus tb, só que já faz uns 30 dias, ela não está aceitando nada. O que é que eu faço?
O que mais posso oferecer a elas?
Abraços

Rodrigo Alves disse...

Olá,
Tenho uma Tigre d'agua fêmea de 13 anos que aparentemente está bastante saudável. Mas ela apresenta um comportamento que gostaria de entender melhor... Normalmente antes de colocar ovos (no caso não existe macho) ela passa dias muito agitada, escalando paredes, batendo nas portas, andando sem parar e quase sem comer. Depois da desova ela volta ao normal.
Ela parece estar sofrendo...O que posso fazer para acalmá-la ou confortá-la.
Outra pergunta: Que frutas posso dar pra ela?

Fernanda disse...

Olá!!! Tenho uma tartaruga que odeia água!!! Comprei uma ilha pra q ela possa subir e ficar fora, mais mesmo assim ela não gosta, ela chega até pular pra fora... O negócio dela é passear pela casa... E agora como moro na Europa e estamos aq no inverno e pelo que vejo ela embernou... mais fora d´água... Agora não sei o q faço!!! Posso deixar ela pra fora?? Obrigada!!!!!!

Unknown disse...

Olá...

Ganhei uma tigre d'água a uma semana, e gostaria de saber como cuidar dela da forma correta, como posso obter mais dicas sobre a quantidade de alimentação, higienização do aquário, aquecimento. Também são sei se meu aquário está correto, pois ela não fica na parte seca, quando coloco ela lá, ela se joga na água e nunca a vi subir lá. A pessoa que vendeu indicou uma ração e uns camarõezinhos, uma vitamina, um liquido para colocar na água, uma tartaruguinha tipo de cálcio, tenho um termômetro, a lâmpada no teto do aquário e um aquecedor. Gostaria de saber se é necessário mais alguma coisa e se o filtro é recomendado e se consigo adaptá-lo ao meu aquário.
Fico muito preocupada em cuidar direito dela.
Obrigada.

Fernanda disse...

Oi eu tenho uma tartaruga tigre d' água ela vai fazer 4 anos,eu so a alimento com gammarus desde quando a ganhei gostaria de saber se isso ja é suficiente ou preciso dar outro tipo de alimento??

agradeço desde ja..

Unknown disse...

onde eu posso comprar uma tartaruga tigre d' água em sp e quanto custa?

jordana disse...

Olá tenho uma tigre d"agua, tem 2 anos aproximadamente, e ele tenta raspar o casco no cimento do aquario. Isso não parece ser normal.

Daia disse...

Olá tenho uma tartaruga tigre d'agua de 3 anos mas ela não gosta de ficar na água,isto é normal?

fabíola disse...

Meu filho ganhou uma tigre d agua há uma semana , gostaria de saber se o camarão seco substitui a ração em bastão ?

Eliana disse...

Oi, tenho uma tartaruga Tigre`ãgua e hoje foi muito estranho. Ela estava imóvel no aquario e tinha uma coisa preta esquisita debaixo do rabo. Quando ia tirá-la para ver melhor a coisa sumiu ou entrou não sei dizer. O que deve ser isso? Estou muito preocupada pois ela só se alimenta de camarão.

Anônimo disse...

Tenho um tigre d'agua de 4 meses e ele é muito dócil, com e na minha mão! Ele vive em um aquário normal mas tem um tronco grande que fica emerso assim ele pode ficar eme cima dele!

Unknown disse...

Tenho 2 tartarugas (tigre d'agua), uma delas tem pouco mais de 2 anos e a outra quase dois anos, a mais nova reparei esta semana na troca da água do aquaterrario, está soltando os gomos do casco, tanto da parte superior quanto da parte inferior, parece que está "trocando de camada", isso é possível ou ela está com algum problema? a outra não passou por isso. Outra dúvida, quanto ao tamanho delas, a mais velha está com aproximadamente 15cm de casco, e a mais nova uns 13 cm, pela idade delas é normal ou elas cresceram demais?

Obrigado

renato.salzano disse...

OI, eu ganhei uma tartaruga macho com aproximadamente uns 9 anos de idade de uns 15 cm de casco medindo na direção da cabeça ao rabo, acha que ela cresce mais?
O terrário da tartaruga tem as medidas 0,70x0,30x0,40cm com cascata e a parte de água tem uns 17 cm na altura para ela se refrescar e nadar e tenho a sensação de ser pequeno para o tamanho dela o que acha?

perguntas:

1º qual o tamanho ideal para o terrário para esse tamanho de tartaruga?
E qual tipo de terrário é o ideal?
Vi um na Cobasi que é identico ao meu a diferença é que tem uma parte separada para colocar a bomba e filtros isolada da parte em que a tartaruga fica.

2º quanto de água ela precisa para nadar?

3º Quais são as frutas, legumes, verduras, e carnes que posso dar para a tartaruga?
E como devo alimentar, doses, quantidade?
Ja dou peixes vivos e a ração da ALCON de camarão ressecado e a ração, mais plantas vivas para ela.
Me falaram que pode dar comida viva igual a de peixes e minhoca, essa informação é correta?

4º qual a bomba, termostato e filtro ideal para ela não destruir?

5º Qntas vezes devo trocar a agua?

6º Qntos e qntas vezes é necessário colocar o calcio pra dissolver na agua pra ela?

7º Tem alguma vitamina, proteina alem da ração que é bom dar pra ela?

8º gostaria de colocar uma fêmea junto com ele, mas por ser filhote e pequena qual o melhor procedimento?

9º O que é melhor para deixar no fundo do aquário de pedra, cascalho, areia, ou não coloca nada deixa so o vidro, pois me disseram que ela come pedra para ajudar na digestão, tem algum perigo da pedra não ser arredondada ou dela engulir pedra?

10º Qnto tempo ela aguenta ficar sem comer e fora da água?

11º O que fazer qndo ela estiver com fungos ou aparencia esbarnquiçada, olho enxado?
Na minha nunca aconteceu, mas se caso acontecer qual é o melhor procedimento, ou como evitar pra que isso aconteça sem precisar levar e gastar com o veterinario?

12º Nunca levei ela no veterinário, pois nunca teve esses sintomas anormais de possível infecção, fungo, etc, tem algum lugar que vc indicaria em SP?

12º ganhei a minha tartaruga e não tem registro como e onde faço para obter esse registro?

ufa!!!

grande abraçø e muito obrigado por ter feito um blog para responder essas dúvidas que o mercado de aquarismo não da muito suporte para esse tipo de animal.

Unknown disse...

oi eu tenho 3 tartarugars 2 tigre d'aguas uma tigfra d'agua americana a americana cruzou com a brasileira e ontemd e manha apereceu dois ovos em baixo d'agua e quando esttva na escola minha mãe pegou mais 2 e 3 estavam comidos mais todos em baixo d'agua queria saber se esses ovos vam eplodir e qual e a temperatura necessaria da terra em, que eles estão

guilherme garnett disse...

Tenho 4 tartarugas tigre d´agua sendo 2 brasileiras e duas americanas que adotei, pois o antigo proprietário iria soltá-las no rio. Moro em uma casa com um grande terreno (920 m2) e mandei construir um lago com aproximadamente 5.000 litros de agua. Neste lago crio as tartarugas e algumas carpas. Os animais convivem em paz. Gostaria de saber como identifico o sexo das tartarugas (3 são grandes) e se devo colocar no tanque, na parte perto da rampa que construi, um recipiente com areia.

mara aline disse...

oi meu nome e mara
comprei uma tartaruguinha tigre d'agua e ela nao quer comer nao estamos no inverno mas esta bastante frio como faço pra dar vitamina na boca dela ?tem q abrir a boca dela ou nao como se faz?

carla disse...

olá tenho 9 anos minha amiga tem uma e minha professora pediu que fizéssemos duplas e ela me escolheu
minha amiga se chama Camila que também tem 9 anos.
posso até ser muito nova mas eu sei que um dia eu irei ter tartarugas tigre d'água Camila achou a tartaruga dela no esgoto pegou mas não sabe quantos meses ou anos ela tem.
na verdade ela só sabe que ela é bebe e já que foi ela que pôs o nome é Tartaruguita alguém me ajude a saber quantos anos ou meses ela tem? por favor eu imploro

Anônimo disse...

gostaria de saber se posso colocar uma tartaruga no mesmo aquario, com outros peixes?

alefersaljr disse...

Olá comprei uma tartaruga tigre d´água mas ela esta ?trocando de pele? e não sei se isso é pele mesmo ou algum tipo de problema, o casco esta esbranquiçado tambem, alguem ai sabe se isso é normal?

Ela sempre esta com muita fome e como em média uns 7 tubinhos de comida, três vezes ao dia.E ela não gosta de ir a parte seca do aquaterrario.

AquariofiliaBR disse...

alefersaljr é normal esta "mudança de pele", você deve manejar melhor a alimentação da sua tartaruga, ela vai comer a quantidade de ração que vc oferecer, procure variar com frutas, Anônimo, depende do aquario e peixes que existem nele, normalmente tartarugas comem outros peixes menores e lentos, o recomendado é não misturar em aquários peixes e tartas. carla só tem como saber a idade aproximada vendo ela, mande uma foto!mara aline em aguas frias as tartarugas em geral ficam em um estado de letargia, as vezes hibernando, ela possui alguma mancha ou sintoma de doença aparente?

Thaty disse...

Boa noite...ganhei um tartaruga tigre uns 3 dias atras...ela não ta comendo..to dando gammarus pra ela.. ela tbm foi agresiva com o peixe beta q tah junto com ela no aquario..
o q faço pra ela comer?? quais os outros cuidados q devo ter com ela??
me disseram q ela tem 22 dias..

matheuskruger98 disse...

Alguem me ajuda minha tartaruga tava de boa ate hoje de manha que quando acordei ela tava imovel olho fechado e toda mole, e agora de tarde foi colocar ela num saco plastico e ela abriu os olhos e encolheu o pescoço mas continua mole nao se meche só um pouco a cabeça me ajudem!!O que houve ela morreu oq eu faço!!

Julya disse...

Olá,parabéns pelo site.
Tenho uma tarta tigre d'agua faz +- 1 ano.Ah +- 4 meses ela diminuiu a sua alimentação,na maioria das vezes ela não come , esta com o casco esbranquiçado, esta meio letárgica quando acordada ,o q é raro, e ao abrir ou olho no mesmo fica uma película branca o cobrindo. Moro em uma cidade pequena e todos os veterinários q levei não conseguiram me auxiliar. Preciso de ajuda.
Desde já agradeço.

anjo disse...

oi acho tartaruga esta doente achei ela no meu patio ela tem uma casa ela ta com uma crosta em cima do casco quase nao abre os olhos tentei da comida mais nao consegui sera que devo chamar o ibama para buscar e ve o que ouve com ela sempre aparece esse tipo de tartaruga mais nao como esta quase nem se mexia o que devo fazer com ela me diz o que tenho de fazer ela e um verde escuro de rio

anjo disse...

que raiva nao sei o que fazer achei essa tartaruga no meu patio vi que ela estava doente liguei para o ibama sabe o que eles me falaram simplismente larga ela no rio como se diz pega e larga ela deixa ela morrer ou servi de comida para os outros bichos ele disse que ela iria servi de comida para os outros animais isso e cruel queria saber por que tem ibama se eles nao fazem nada por isso venho aqui saber o que devo fazer que remedio dar ela ta com o casco gosmento olhos quse fechados quase nao se movimenta sempre aparece no meu patio tartaruga em epoca de chuva e sinceramente larga no rio na sugeira que esta no rio acho que nao devo agora preciso saber o que faer

Hebinho22 disse...

Olá a 3 dias comprei um exemplar da espécie ele tem 3cm e estou bem satisfeito, eu sou cliente conhecido no petshop eu fiquei quase 1h olhando o aquário, analizando o comportamento de cada uma( tinham 6) até escolher a + nova integrante da familia,, ela esta se alimentando super bem, comprei ração industrializada própria p/ elas 75%reptolife 25%gammarus,, os crustáceos ela ñ come + creio q deve ser faze de adaptação pois no pet ñ era oferecido p/ eles,, dei um pouco de carne moida hoje e ela devorou,,
gostaria de saber quais frutas posso dar e se tem alguma fruta q ñ é recomendado como abacate q pelo menos p/ aves ñ é indicado
desde já agradeço

Mineira disse...

Ola!
Tenho uma tigre d'agua ha poucos dias, quase tres semana, comprei ela bebe... hoje por curiosidade pela primeira vez apertei ela um pouco e achei ela meio molinha.'e normal por causa da idade dela? ou estou fazendo algo errado? obrigada pela aten'cao e aguardo respostas.

obs:se ha algum comentario falando sobre isso desculpas, estou com um pouco de pressa para ler todoos esses.

Anônimo disse...

Minha tartaruga tem problema para comer ração (Alcon) e camarão seco (tb Alcon). No começo, comecei a dar carne moida e ração dentro, ela comia a carne e deixava a ração. Balançava a carne até a ração sair. Uma coisa que ela gosta é Blood Worms da Tetra e artemia. Ela gosta mais de comer aquela pedra de calcio que colocamos na água do que a ração. Só está aceitando carne moída (colchão mole) que tem pouca gordura e nervuras, pois ela não come gordura, e pequenos pedaços de fígado uma a duas vezes por mes. Batata, folhas come muito raro. Estas são sugestões para tartarugas enjoadas para comer.

Sun disse...

Oi, tudo bem? Minha tartaruga é filhote, quantos tubinhos de ração posso dar? Tenho dado uns 7 tubinhos 1 vez por dia. Está pouco? Muito obrigada!

Anônimo disse...

Oi onde posso comprar uma tartaruga tigre d'agua
Estoudoida pra ter uma OBRIGADOOO

Beatriz Fig disse...

Olá! Li praticamente tudo o que foi escrito aqui, mas não vi ninguém falando que percebeu uma distância entre os "gominhos" a "moldura" do casco. Não sei explicar bem e também não encontrei nada sobre isso, apenas sobre manchas brancas e casco mole. O meu cágado se alimenta muito bem, gosta muito de sol e sempre teve pequenas machas um pouco esbranquiçadas que eu acho que são por causa da troca. Nunca ficou com o casco mole, mas agora reparei nessa ditância que já citei acima. Você tem alguma idéia do que pode ser? Queria saber mais antes de chamar o veterinário. Att, Beatriz.

play boi disse...

comprei uma tartaruga-tigre-de-agua-brasileira fiquei preucupado por que éla não estava comendo depois de tres dias eu vi éla comendo as plantas do meu aquario ai na mesma hora que fui ouferescer micro camaroes pra éla éla asseitou mais estou preucupado ainda com uma coisa éla pode comer plantas me responda por favor

AquariofiliaBR disse...

play boi ela pode comer plantas sim, evite apenas alface!

AquariofiliaBR disse...

Beatriz Fig gostaria de ver uma foto dela, mas a princípio não é nada de anormal!

AquariofiliaBR disse...

Let devemos oferecer uma quantidade moderada de alimentação, variando entre ração, frutas e alimentos vivos! Ração ofereça em uma quantidade mediana (5 a 7) por dia, frutas e alimentos vivos podem complementar a dieta 3 x por semana! Para adquirir uma tarta é importante ir até uma loja credenciada pelo IBAMA, com animais catalogados!

AquariofiliaBR disse...

Mineira qual a alimentação que vc oferece para ela? vc oferece banhos de sol á ela? cuidado ao menjar, lembre-se que ela eh bastante frágil nesse período da vida!

AquariofiliaBR disse...

Hebinho22 evite abacate, alface, kiwi, ofereça maça, cenoura, banana, apreciam muito!! Olá anjo, pois é, infelizmente faltam locais para abrigar esses animais, porém se eles são provenientes de sua região, procure levá-las até um lugar seguro, não temos outra opção! Vergonhoso!

AquariofiliaBR disse...

Julya Obrigada! Desculpe pela demora na resposta, sao muitos emails e tive problemas com o servidor! Pois bem, nos períodos de temperaturas baixas é normal a tartaruga diminuirsua alimentação e ficar em letargia, muitas vezes nem a vimos no lago, diminua a alimentação e espere que no verão ela voltará ao normal!

AquariofiliaBR disse...

matheuskruger98 ela pode estar na fase de letargia, é normal esse comportamento, mas mesmo assim responda estas perguntas: ela toma banho de sol? qual o local aonde a mantem? o q oferece de alimentação?

AquariofiliaBR disse...

renato.salzano desculpe a demora, mas tenho problemas com o servidor por culpa do grande número de emails! Com certeza ela irá crescer mais um pouco!Seu terrário é pequeno sim, nao tem condições de montar um laguinho externo?
1 e 2) Particularmente eu sou contra manter tartas em terrários, mas se nao existe opção ele deve ser com a maior litragem possivel, de preferencia acima de 300 L, com sistema de filtragem e zonas secas com luz.

3)vc pode oferecer desde maça, cenoura, banana, laranja, evite alface e abacate! ofereça também alimentos vivos como tenébrios, minhocas e insetos.

4)depende da litragem do tanque

5) Jamais se troca a água, o que se faz são TPAS usando um sifão, e apenas se troca 30% da água a cada 15 dias.

6) vc deve manter um sistema de iluminação na area seca de qualidade ou que ela pegue luz solar por mais de 4 horas no dia, qt a injeçao de calcio depende do produto que vc usa, mas normalmente é de 15 em 15 dias junto com a TPA.

7)existem alguns produtos no mercado, mas recomendo manter sua tarta nas condições mais naturais possíveis, com boa alimentação, tanque com filtros e limpo, banhos de sol, no máximo injeçao de cálcio.

8)qto a fêmea acho interessante não colocar ainda, devido a seu espaço, iria prejudicar muito a qualidade da água.

9)cascalho com granulação bem baixa.

10)são animais extremamente aquáticos e que precisam se alimentar e ter uma condição de vida, com certeza sobreviveria um bom tempo em condições adversar, porém existe diferença entre VIVER e Sobreviver, portanto é bom evitar tal procdimento.

11)consulte o pet shop que lhe vendeu ou leve em uma universidade de veterinária ou biologia, ou ainda peça auxílio a fóruns!

12)não sou de SP.

12) http://www.apasfa.org/leis/silvestres.shtml

AquariofiliaBR disse...

Samuel obrigado pelo comentário! Eliana sua tarta nao tem nada de errado!Daia na verdade elas sao aquáticas, mas ela é um ser vivo, tem vontades próprias, nao creio que haja algo de errado!

Julia (: disse...

Olá ,

Tenho uma tartaruga tigre d'água e ela está com o casco muito fraquinho e mole.Ela também está dormindo muito isso me preoculpa.
Vim procurar ajuda sobre isso. Quero tirar algumas dúvidas : "O que está acontecendo com ela? Como posso ajudá-la? Por que ela dorme tanto? "
Obrigada, Julia

Raquel Silva disse...

Ganhei um casal de trigres d`agua há quase cinco anos. Eles estão ótimos, mas não sabia da história do IBAMA. Não tenho nenhuma documentação. Como faço para regularizá-los?

AquariofiliaBR disse...

Olá Raquel Silva, O IBAMA não legaliza ou regulariza a posse de animais sem origem conhecida ou que tenham sido adquiridos em desacordo com o que foi estabelecido pela Lei nº 5197/67, Lei 9605/98 e Decreto 3179/99. Quem tem um animal silvestre em cativeiro deve primeiramente cuidar bem desse animal, fornecendo a ele alimento e acomodação adequados e, sobretudo, não adquirir outro sem a devida permissão, autorização ou licença do IBAMA. O infrator tem a opção de procurar voluntariamente o Ibama para entregar o animal sem sofrer penalidades. Porém, caso opte por manter o animal sem origem legal, se houver denúncias contra ele, estará sempre sujeito à aplicação da lei de crimes ambientais. (Fonte: IBAMA)

EM TEMPO: Considera-se crime se a origem do animal não puder ser comprovada, sobretudo se for um animal adquirido de traficantes ou contrabandistas, em estradas, depósitos, feitas livres, por meio de encomendas ou similares.
Ou seja, animais silvestres(provenientes da fauna brasileira) somente de criadouros registrados.

AquariofiliaBR disse...

Olá Julia, pode ser Raquitismo, uma doença que ocorre em animais em crescimento, devido a uma alimentação pobre em sais minerais, falta de assimilação de cálcio e fósforo,para tratar essa doença é necessário banhos de sol frequentes, alimentação de melhor qualidade, com frutas e alimentos vivos como minhocas, tenébrios, insetos e injeção de cálcio na água! Recomendo receber acompanhamento de um veterinário!

Anônimo disse...

Olá....vou ganhar um tigre d'agua(acho que ainda não tem 1 ano) e estou preocupado em ela me transmitir salmonela.....por favor existe alguns cuidados ou alguma coisa que posso fazer (além de ter boa higiene) para prevenir essa bactéria??

AquariofiliaBR disse...

No que diz respeito a salmonela, pessoas idosas, bebes e crianças tem mais chances de contágio, sempre após manusear seu animal lave bem as mãos com sabão e evite que a tartaruga tenha contato com áreas de preparo de alimentos, mantenha o ambiente do animal sempre bem higienizado e TPAS em dia!

Cristy disse...

Olá, gostaria de Parabenizar esse blog que ajuda tanto as pessoas, parabens!
Bom, ganhei 2 tartas bebês, eu li a maioria dos comentarios acima que me ajudou muito, porem tenho algumas duvidas...a artemia que deve dar para as tartas, são quantas vezes por semana ou por dia? Tem que ser vivas ou podem ser em conserva? A temperatura correta é 26 graus?
Como minhas tartsa são filhotes, levo todo dia para tomar sol, quanto tempo poss deixa-las no sol? E o que é Tpas? Bjin

Sophie disse...

Olá gostaria de saber qual é a lampada melhor e uma marca boa, para colocar na iluminação do meu aquaterrio para aquece-las, em cima da parte seca para melhorar a vida das minhas tataruguinhas(elas são filhotes), Obrigada!!!

AquariofiliaBR disse...

Olá Sophie, existem várias marcas no mercado, as mais usadas são Zoomed, Exo Terra (Sun Glo, Solar Glo, Repti Glo)!!

AquariofiliaBR disse...

Olá Cristy, estamos aqui para ajudar! Obrigado por acessar o blog! Ofereça artêmia viva 3x por semana! Mantenha-as em um ambiente com temperatura entre 20ºC a 30ºC graus. Os banhos de sol diários devem ser de no mínimo 3 horas, sempre com a opção de um local com sombra, pode ser colocado suplemento de cálcio na água como complemento! TPA= Troca Parcial de Água, é a manutenção do aqua que deve ser semanal, sifone o fundo do tanque e troque 30% da água, NUNCA troque toda a água do aquaterrário!

José Ricardo disse...

Olá ganhei um tigre d'agua ...e fui no veterinário e ele me deu (REPTO- 100% camarão desidratado)..queria saber se isso é o suficiente e quanto que eu tenho que dar pra ela comer por dia,

e outra duvida......quanto a salmonela da tarta ....é a mesma salmonela comum..aquela que leva a morte ou é uma mais Simples e menos perigosa?
existe algum remédio ou vacina para me ajudar a tirar a salmonela dela...por que estou com medo até de relar a mão na minha tarta.

Obrigado !

Luke disse...

Olá!

Ganhei uma Tigre-d'água há dois meses e até então nunca tinha percebido nada de errado com ela, até alguns dias atrás, quando fui trocar a água do seu auaterrário. Haviam uns vermes pequenos e pretos. O que devo fazer nesse caso?? Gostaria de saber também se apenas a ração especializada é suficiente, ou se devo dar algo mais para ela comer. Por último, aquelas tartaruguinhas de cálcio realmente substituem o banho de sol? Obrigado

AquariofiliaBR disse...

Olá José Ricardo, a alimentação deve conter ração tradicional stick, alimento vivo (tenébrios, minhocas, artêmia, insetos), frutas e legumes(evite alface). Ração e frutas todos os dias(1x ao dia em quantidade não exagerada) e o alimento vivo ofereça 3x na semana.
A salmonela pode ser perigosa sim, mas se vc seguir a orientação de sempre lavar as mãos após manusear o animal e manter seu ambiente limpo, não terá nenhum problema, não é algo que precise gerar pânico!

AquariofiliaBR disse...

Luke esses "vermes" que vc cita são larvas de um inseto aquático que se alimenta de matéria orgânica acumulada em aquaterrários e lagos, vc faz uma manutenção de qualidade no seu terrário?! Sifonagem e troca de 30% da água?!Fique tranquilo que esles não oferecem risco, são apenas indicativo de que existe acumulo de matéria orgânica em excesso! Qto a alimentação deve ser de ração stick, alimentos vivos, frutas e legumes!
A injeção de cálcio é apenas um complemento, o banho de sol é uma necessidade, NUNCA é substituido, sempre ofereça no mínimo 3h de sol por dia com opção de areas de sombra!!

Sophie disse...

Olá, obrigada por me responder!
Ajudou bastante com as marcas que me indicou, mas tenho mais algumas duvidas: Meu amigo tem uma lampada que emite raios UV, posso usar essa lampada?E quantas horas deve ficar ligada? Tenho que desligar a lampada? O que é sifone e como faço isso?Vou comprar um negocio que deixa a temperatura da água regularizada, posso colocar 27° ou ta muito quente?
bjin, Mais uma vez Obrigadaaaaa!!!

José Ricardo disse...

olá ganhei 2 tigres d ' águas pequenininhos .....um deles fica nadando o tempo inteiro enquanto o outro só fica quieto no canto dele.......isso pode ser uma doença?

AquariofiliaBR disse...

Olá José Ricardo, não necessariamente, você nota algum sintoma como falta de apetite, diarréia, casco mole, um pó branco no casco?

AquariofiliaBR disse...

Olá Sophie, use lâmpadas UV específicas para répteis, devem ser usadas por aproximadamente 12 horas por dia. Sifonar significa usar um sifão para sugar os dejetos da tartaruga que ficam acumulados no substrato do aquário, você encontra em lojas de aquarismo, lembrando que NUNCA se troca toda a água do aquaterrário, sempre 30%, peça uma explicação de coomo usar o sifão a um lojista, ele vai te orientar. O que vc precisa comprar para manter a temperatura de sua água é um termostato com aquecedor, mantenha entre 25ºC e 28ºC.

José Ricardo disse...

Olá...minha tarta fica quase o tempo todo na rampa que ta com agua....(fica só com a cabeça pra fora da agua)..ela nao nada e nen sobe na parte seca......o que esta acontecendo???o aquário nao tem aquecedor (apenas uma lampada normal)....será por isso que ela nao entra na agua na agua?? por estar fria?

Outra pergunta ...ela não come a comida(camarão desidratado)que cai no fundo da agua...ela só come enquanto a comida esta boiando. O que devo fazer??

AquariofiliaBR disse...

José Ricardo, a tartaruga como qualquer outro animal tem suas vontades prórias, com o tempo ela vai se soltando mais, não nadar não significa doença, as vezes falta confiança, deixe-a a vontade para fazer oq quiser, não há nada de anormal em ela comer apenas o alimento que boia, a minha por exemplo só come na mão, cada animal tem sua caracteristica, se ela ficar sem apetite, com casco mole, com natação irregular e diarréia, aí sim fique preocupado, mas agora curta sua tarta pois não há nada de errado com ela!

Anna Carol disse...

Ola! tenho uma tartaruga tigre de + ou - 10 anos e notei q as vezes a agua dela tem ficado vermelha, tem algum problema q possa causar samgramento nas tartarugas?

AquariofiliaBR disse...

Olá Anna Carol, você possui peixes no ambiente da tarta? possui outras tartas no mesmo ambiente? Possui sistema de filtragem?

Anna Carol disse...

oi! é apenas ela, não tenho sistema de filtragem, ela fica em um viveiro no jardim com um laguinho artificial, que limpo frequentemente.

Arte de Amar é CUIDAR! disse...

Ola Ganhei uma tartaruga triga d'agua e gostaria de saber como destinguir o sexo dela vc pode me ajudar? fico no aguardo

AquariofiliaBR disse...

Anna Carol como vc faz essa limpeza e com que frequencia? o ideal seria vc montar um sistema simples de filtragem afim de proporcionar mais qualidade de vida para sua tarta!

AquariofiliaBR disse...

Vc só vai conseguir identificar o sexo da sua tartaruga após algum tempo de vida, normalmente os machos possuem as unhas das patas dianteiras bem maiores do que a das fêmeas, em relação ao tamanho os machos são menores que as fêmeas, apresentam a cauda mais larga e grossa e a parte ventral do casco é mais côncava. A cloaca nos machos fica mais afastada do corpo que a das fêmeas.

Fernanda disse...

Tenho uma tartaruga tigre d'agua a 12 anos. Geralmente a deixo solta pela casa e quando ela está com fome, ela vai para um determinada área que saber que vai ganhar comida. Mas ultimamente ela não quer comer nada, nem camarão, somente carne crua. Além disso, ela não para de andar pela casa,quando o local está escuro ela dorme, e dorme em qualquer lugar, ela costumava dormi debaixo do sofá e quando está claro ela não para de andar. Até pensei que podia estar cega pq sempre que a chamava ela olhava para mim, mas coloquei um espelho na frente dela e ela se comunicou com o espelho. No lado direito do casco dela, na parte da frente, apresenta um afundamento estranho, nunca vi isso. O casco dela também apresenta pequenas partes esbranquiçadas. Não sei bem como proceder. Obrigada

AquariofiliaBR disse...

Olá Fernanda! Bom, primeiramente, tartarugas da espécie Tigre d'água são animais aquáticos, passam grande parte do tempo dentro da água, portanto vc deve montar um aquaterrário ou lago para ela, o ideal é alimentá-la com ração específica, alimento vivo, frutas e vegetais, de preferencia dentro da água. É provavel que sua tarta esteja com deficiencia de cálcio, vc oferece banhos de sol a ela? Elas necessitam de no mínimo 3h diarias de sol sempre com opçao de sombra, além disso existem produtos que injetam cálcio na agua do terrário, essa é a razão do casco esbranquiçado, esta falhando nesse ponto! Lembre-se que esses animais vivem por muitos anos, porém o modo como a esta criando esta errado, existe diferença entre VIVER e SOBREVIVER, faça essas alterações citadas e de uma melhor qualidade de vida para sua tartaruga!

Nanda disse...

Olá! Tenho duas tartarugas tigre d'água, elas tem um mês de vida e estão comigo há uma semana. Uma delas é bem espertinha, come bastante, enquanto eu der comida, ela come, fica bastante na água, brinca de um lado para o outro do aquaterrário. A outra é bem ao contrário. Levei ela no veterinário e ele disse que ela está bem, mas mesmo assim estou preocupada. Ela não come desde sábado, só quer ficar fora da água e é bem quietinha. O casco está durinho, ela tem cor normal, apenas o comportamento que me preocupa, principalmente por não comer. Pode me ajudar? Será que é a comida que ela não está gostando? Aguardo resposta. Obrigada!!!

AquariofiliaBR disse...

Olá Nanda, verificou diarréia? e a qualidade da água como está? tente mudar a ração, oferecer alimentos vivos como tenébrios e minhocas,frutas, vegetais menos alface e salsa, ela toma banhos de sol diários?

brenda disse...

ola,
ganhei uma tarta recentimente,deve fazer uma semana mais ou menos eu queria saber quais importantes cuidados eu devo ter com ela,disserem q eu deveria dar pão para ela mas ela não quer comer nada é normal isso

fabiana g disse...

oi....comprei uma tartaruga da agua e quem me vendeu era mto estupido e nao me disse nada sobre elas....entao eu tenho um aquario onde ela fica e tbem coloquei umas pedras p ela ficar fora da agua,mas quero saber se eu posso tirar ela um pouco e deixar passeando no jardim por um tempo????qto tempo ela pode ficar fora da agua?quero saber como agradar a tartaruga.... obrigada

AquariofiliaBR disse...

Olá fabiana g e brenda, antes de adquirirmos um animal devemos nos informarmar sobre as maneiras de lhe proporcionar boa qualidade de vida, cuidando-o da maneira correta, recomendo a vcs procurar se informar ao máximo pela internet e em pet shops especializados, meu texto dá uma boa introdução, mas existem fóruns especificos para tartarugas que irão ajudar! Bom, tigres dágua são animais aquáticos, mas necessitam de zonas secas e de banhos de sol de no mínimo 3h por dia, com opção de sombra, o ideal é montar um aquaterrário com sistema de filtragem e aquecimento(termostato para a água e lampada UV), tartas não comem pão, elas necessitam de ração específica encontrada em lojas de aquarismo, alimentos vivos, frutas e vegetais. Jamais se limpa um aquaterrário pelo completo, deve-se sifonar o fundo da agua com um sifão e trocar 30% desta agua, me add no MSN para ajuda aquariofiliabr@hotmail.com .

fabiana g disse...

obrigada pelas informaçoes...te add no msn...me aceita ta

marlúciagomes disse...

ADOREI OS COMENTÁRIO E DEU PRA APRENDER MAIS A CUIDAR DA MINHA E GRAÇAS A ESSAS INFORMAÇÕES CONSEGUI DESCOBRIR O SEXO DA MINHA.

Cindi Januário disse...

Tenho uma tartaruga tigre d'agua, de aproximadamente 20 cm, ela só se alimenta de ração em cubos, gostaria de saber quantos cubinhos de ração dar pra ela ?

AquariofiliaBR disse...

Isso vai depender de quantas vezes por dia vc alimenta sua tarta e quais alimentos oferece, 1x por dia já é suficiente para ela, porém o ideal são 2x por dia, dividindo entre ração (de 6 a 10 sticks) e frutas ou alimentos vivos!!!

Lis disse...

Gostaria de saber se alguém conhece algum veterinário especializado em tartaruga tigre dágua perto da Bela Vista - São Paulo...
A minha tarta de 3 anos cresce a olhos vistos e agora começou a soltar os seus escutelos (gomos do casco)e, apesar de eu ter lido que isso pode acontecer, quando está crescendo... Queria verificar se é não é algum problema, apesar de ter todos os cuidados necessários (filtro canister, aquário grande, luz artificial apropriada simulando a luz solar, comida ok...)

AquariofiliaBR disse...

Lis não há nada de errado com sua tarta, é normal!

Carol disse...

Olá,
No dia 16/12 comprei uma tartaruga tigre d’água,e desde então ela não está comendo a ração ReptoMin baby,então dei um pequeno pedaço de carne para ela e a mesma aceitou,porém vi em vários lugares que não é bom,pois elas podem viciar e a carne moída não é tão nutritiva.Tem 8 dias que ela só fica na parte seca do aquaterrário e ela fica seca mas seus olhos ficam molhados e quando pego nela ela não se mexe e dorme o dia todo e parece abatida.Ela tem apenas 4 cm,e quando a coloco no sol,ela não se mexe direito,sendo que antes ficava toda ativa.Tentei dar carne novamente,mas ela não comeu.Como ela é bebê e não come,creio que ela não pode hibernar.Lembrando que estamos em janeiro(verão),aqui em Minas e está chovendo bastante,mas não está muito frio,no aquaterrário dela tem termostato,porém não tem a lâmpada,mas esses dias tem dado sol na parte da manhã e levo ela todos os dias,gostaria de saber o que está acontecendo com ela.Desde já agradeço.

AquariofiliaBR disse...

Olá Carol!!! No que diz respeito a alimentação, ofereça apenas ração, frutas e alimentos vivos como tenébrios, minhocas, enquitréia e insetos, evite carnes, principalmente moída, pois suja muito a água e pode se tornar a alimentação principal da tarta. Certamente sua tarta não está em estado de letargia, vc nota casco mole? diarréia? ela necessita de no mínimo 3hrs de sol diários, recomendo que coloque a lâmpada UV, é fundamental! Varie mais a alimentação dela como referido acima, nunca troque toda a água do aquaterrário e faça TPAS de 15 em 15 dias, siga estas dicas e observe o comportamento, persistindo os sintomas leve até um veterinário especializado, universidade ou zoo para uma avaliação!

Carol disse...

Obrigada pelas dicas mas a minha tartaruguinha morreu ontem,sem tempo de usar suas recomendações,de qualquer forma agradeço pela boa vontade em nos ajudar.

AquariofiliaBR disse...

Ah que pena Carol, o blog está a disposição para ajudar sempre que possível! Vale salientar que em 90% dos casos de morte de pets a culpa é do dono,não estou me referindo especificamente a vc Carol, estou apenas usando seu caso para alertar o pessoal, que em sua maioria desconhece a maneira correta de criar o animal e acaba por fazer de forma errada e a consequencia é a morte, portanto antes de adquirir um animalzinho informe-se sobre a maneira correta de criá-lo e ofereça a ele qualidade de vida em todos os sentidos!

Tata disse...

Olá!
Comprei uma tigre d'água há duas semanas. Desde o primeiro dia ela não aceitou o reptolife. Ela só come o gammarus.
Tentei engana-la colocando o gammarus dentro do reptolife, mas ela coloca na boca e solta até separar os dois e come apenas o gammarus.
Ofereci folhas e verduras, ela não aceitou.
Ontem notei q ela está com diarréia ter diarréia. Come e já elimina de imediato.
Ela está bem ativa, tem ficado mais na água do que antes. Antes só dormia no seco, ontem ela dormiu na água...
O casco está normal. E está bem gulosa.
O que pode ser?
Quanto tempo posso deixa-la de jejum para tentar força-la a comer outras coisas?
Obrigada
Acaba de comer e já elimina

AquariofiliaBR disse...

Olá tata! a dieta das tartas deve ser de ração, frutas e alimentos vivos, jamais ofereça alface ou coisas do tipo, pois causam diarréia, tente mudar a marca da ração, não esqueça dos banhos de sol diarios de no mínimo 3 hrs, se persistirem os sintomas leve a um veterinário especializado, universidade ou zoo para avaliação!

Lucia disse...

Oi, ganhei uma tartaruga tigre d'agua, ela é muito ativa e me parece saudavel,come com vontade... porém ela come as proprias fezes, isso é normal? Eu dou pra ela uma raçao em formas de bolinha 3 vezes ao dia 10 por vez, ela tem 4cm de casco mais 2cm de cabeça. Estou em duvida em relaçao a quantidade de comida e tb sobre o fato dela ta comendo as fezes.Agradeço se puder me dar uma dica.Obrigada

Paseto disse...

olá, tenho uma tartaruga e agora que ela tem um ano coloquei em um aquario maior de 60x40, coloquei um filtro interno da tetra com capacidade para ate 75 litros, mas tenho q fazer a troca de agua do mesmo jeito,pois a agua fica amarelada, o que devo fazer para ter uma agua cristalina todos os dias?

Anônimo disse...

oi amigo tenho umatartsruga tmbm se chama anita ela é linda tem 1 ano muito ativa cor bem viva, e só come na mao é um amor nao tenho nenhuma dificuldade com ela ela mesma toma seus banhos de sol em cima da pedra e ainda levanta as coxas rsrsrsr

Roberta disse...

Um conhecido abandonou 8 tigres d'água(2 fêmeas com certeza). Tem brasileiro e americano. Como a casa ficou vazia eu acabei pegando pois já estavam sem comida e sem lago há mais de uma semana. Construi um lago de 40 cm prof. e 80 cm de diâmetro (caixa d'agua que usam como piscina infantil). Tenho uma área de terra que posso aumentar pq coloquei algumas placas de borracha para evitar que entre muita terra no lago e que elas fiquem colocando muitos ovos. Estão se alimentando bem, super ativas mas, tenho algumas dúvidas:
1.americano cruza com brasileiro?
E os filhotes (híbridos) são férteis?
2. O lago bate sol e tem um sombreado devido as árvores. O clima agora de verão está bom. Não sei se no inverno vou precisar de termostado ou lâmpada UV. Tenho termômetro para temp. dentro e fora à pilha, posso usá-lo? Qual temperatura? As 8 são adultas e estou tirando os ovos que vejo.
3. Alimento vivo é muito importante? Hoje comem reptolife, gammuros, banana, maçã e um pouco de ração de cães.(via que o ex dono dava só ração de cães e banana madura.
Se vc quiser posso mandar uma foto do lago com elas dentro.
4. tem tarta de tudo que é tamanho, existe uma tabela para tentar chegar a idade delas?
5. O lago não tem sifão nem filtragem. 2 x semana trocamos parte da água. Estou para sair dessa casa e não gostaria de mexer muito nas instalaçoes dela. Apesar de mais trabalhoso, posso continuar assim?
6. Nunca fiz reforço de cálcio na água (estão comigo há 3 semanas) e não sei se o cara fazia. Devo fazer? Como?
7. Qual o equilíbrio adequado, tipo 13 galinhas para 1 galo?
8. Posso retirar os ovos?
9. Seria muito difícil legalizar os filhotes para comercialização?
10. Existe algo que posso fazer e que ainda não sei?
11. Lí que seria bom plantar alecrim na parte seca e manter dentro do lago alface selvagem. O que vc acha?
12. Olago fica ao ar livre, só é cercado por causa dos cães. Então o banho de sol é liberado e o banho de sombratb. O lago tem uma ilha e como rampa está sendo utilizado um tijolo e uma prancha de granito. Saem com facilidade. Pode continuar assim?
13. Precisa ter alguma área coberta?
Muito obrigada e fico aguardando.
Abç.

Anônimo disse...

Olá tenho uma tartaruga t dagua de 6 meses, ela ta sempre com fome, poço virar o pote da ração que ela vai comer tudo! isso ta certo? ela não fica satisfeita nunca?

outra coisa, ela ainda não ta muito grande, mas ela tem um aquario bem grande, só queria saber se tens alguma foto de tartarugas adultas de uns 20cm em aquarios, nunca consegui achar e queria ver pra ter uma noção.
Obrigada!

JANAINA disse...

meu nome e janaina temos uma tartaruga o nome deLA E BIDUGA HOJE QUANDO FUI TROCAR A AGUA DELA LEVEI UM SUSTO VI QUE TINHA NO TERRARIO UNS VERMES DE MAIS OU MENOS 3 CM VERMELHOS NA AGUA, LAVEI ELE E DEIXEI BEM LIMPINHO MAS E AGORA O QUE DEVO FAZER O QUE SERA ISSO?A BIDUGA TEM MAIS OU MENOS 1 ANO E MEIO.

pritty disse...

OLA, BOA NOITE TENHO UM TIGRE D AGUA E TENHO ALGUMAS DUVIDAS,VOU TROCAR O AQUA AI GOSTARIA DE SABER QUAL SERIA O TAMANHO IDEAL PRA TIGRE E QUAL SERIA O FILTRO, AQUECEDOR E TODO O RESTO NECESSARIO E MARCAS DOS ACESSORIOS TB, E TUDO MAIS QUE PRECISE SABER, ESTOU PENSANDO EM MONTAR O AQUA NOVO NA VARANDA TEM ALGUM PROBLEMA???? OBRIGADA PELA ATENÇÃO

nathalia disse...

Voce disse que tem que ficar no minimo 3 hrs,mas um dia eu levei minha tartaruga no veterinario e ele disse que tem que ficar no minimo de 5 a 10 minutos.E se nao por ela no sol,ela pode ficar cega,e nao comer.Tambem queria saber se uma tartaruga bebe pode comer maça,em pedacinhos bem pequenos.

Eduardo Sato disse...

Entao minha tarta apresenta uma pelicula esbranqui;ada no olho esquerdo ... isso pode ser agravante e preciso leva-la ao veterinario afim de trata-la?

ma disse...

Olá, tenho duas tartarugas tigre d'agua, uma delas esta com uns negócios parecidos com uma gosma esbranquiçada, não sei o que é ao certo, ela não perdeu o apetite. gostaria de saber o que pode ser, se é fungo, sujeira, etc...


Obrigada Marcela.

mica disse...

olá, tenho uma tartaruga tigre (Filomena) de quase 2 anos e tem uns 4 dias que ela não come toda a ração. alimento ela 2 vezes ao dia e ela sempre foi comilona... desesperada, e por isso gradativamente aumenamos a quantidade de grãos... ela come 11 por vez... tem aprox. 16 a 18cm... e ta gordinha... coloração forte... ela ta comendo apenas metade... ela não gosta de alface e as vezes parece que da uma afogada na hora de comer.. ela tem aquecedor e fia em um aquario com a rampa para o anho de sol, mas ela não gosta de tomar. só que hoje pela manhã algo muito estranho aconteceu... estava saido algo preto por debaixo dela... tipo do rainho... parecia uma carne, sei lá, só que fui pegá-la para ver o que é e acho que voltou para dentro sei lá... o que é isso? ela pode morrer? me ajude por favor...

mica disse...

Olá, tenho uma tartaruga Tigre de quase 2 aos (Filomena), ela fica em um aquário com água, mas tem a rampa para o banho de sol( que ela quase nunca toma). ela é tratada com ração flutuante e não gosta de mais nada (alface, etc..) sempre foi muito gulosa, fomos aumentando a qantidade de ração devido ao rescimento dela como recomendado pela loja que a comprei. hoje ela come 2 vezes ao dia uns 10 a 11 grãos por vez. só que de uns 3 dias para cá ela só come metade disso e fica amoada, quase sempre dormindo, e também parece dar umas engasgadas ou estar com dor de garganta(se é que isso é possível), só que hoje de manhã fiquei desesperada pois notei que estava saindo uma coisa estranha debaixo do rabinho dela, tipo como se fosse um órgão, ou carne sei lá, ea grandinho até. Quando ia tirá-la para ver melhor a coisa sumiu ou entrou não sei dizer. O que deve ser isso? Estou muito preocupada...

Anônimo disse...

oi , boa noite, minha tarta é muito novinha e não come ração propria p/ ela.. o q devo fazer?

Karol

Mycaela M M disse...

Olá!
Tenho 2 tartarugas tigre d'água...
Elas são bebês ainda, medem 4cm...
Quero comprar uma lâmpada para elas obterem vitaminas, pois onde está o áquario não bate sol, mas quantos volts é necessário?
A lâmpada substitui o sol?
Obrigada...
Espero a resposta :D

giovanni disse...

eu tenho uma tartaruga e ela está com o casco branco mas está duro,e quando eu coloco ela ou ele no sol ele vai para sombra o q faço?

giovanni disse...

eu tenho uma tartaruga e ela está com o casco branco mas está duro,e quando eu coloco ela ou ele no sol ele vai para sombra o q faço?

Anônimo disse...

Minha duvida é, uma tartaruga de uns 5 anos, viveria num quintal ou necessariamente ela precisa ficar na agua? Penso em adotar uma que minha mae nao está conseguindo criar, Ou onde posso conseguir ajuda com doaçao?
Obrigada
Gabriela

Mairom disse...

Oii tenho uma tartaruga tigre d' agua e nos ultimos dias venho percebendo que ha umas larvinhas vermelhas nas fezes dela que depois elas saem do coco e ficam nadando dentro do aquaterrario o que pode ser?

Mairom disse...

Oii tenho uma tartaruga tigre d' agua e ha alguns dias venho percebendo que nas fezes dela tem umas larvinhas vermelhas depois que elas saem das fezes ficam nadando na agua o que pode ser?

Anônimo disse...

tenho tartaruga tigre d'agua americana.Ela ja tem uns 14 anos, e é um macho.A minha pergunta é; elas podem ficar fora da agua por quanto tempo?A noite, eu não poderia deixa-la fora do aquaterrario?Ela adora jogar bola com meu filho de 2 anos, e ficar correndo(isso mesmo, correndo), atras dos meus cachorros.Eu sinto que a noite, ela tipo que pede para ficar fora do aquaterrario dela.Uma vez, esquecemos ela uma noite inteira fora da agua, e pela manha demos conta de que ela tinha ficado no chão, pois estava calor, e fizemos a troca da agua dela na noite anterior, e acabamos esquecendo, pois ela tinha sumido.

Anônimo disse...

tenho uma duvida em relação a minha tartaruga d´aguá ela tem cerca de 7 anos e ja é a segunda vez que ela coloca algo escuro parece um monte de ovinhos pelo rabo e vi que ela fica incomodada se debatendo depois aquilo volta para dentro dela será que alguém pode me orientar o que pode ser isso.
obrigada.
Élide

Aline disse...

Boa tarde, Então a minha tartaruga ultimamente está colocando pra fora uma espécie de coco preto, que nunca sai literalmente.... já me disseram ser o órgão genital dela (no caso macho) é isso mesmo? Pois esse hábito dela colocar pra fora a tal coisa preta, está bem frequente. Tenho medo de ser algo mais sério. Desde já obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

Boa noite,
Estou com um problema, tenho duas tartarugas, uma com 3 anos e outra com um ano e pouquinho. O mais velho é macho, a menor ainda não da pra saber. Quando eu comprei a segunda, ela era muito menor que a outra, mas coloquei no mesmo aquário que o macho. Viveram muito bem por aproximadamente um ano. De alguns meses pra cá, o macho começou a morder o casco da menor, a persegui-la todo momento. Tive que separá-los com medo dele machucar ela. Seria comum ele apresentar esse comportamento depois de um ano de convívio?
Desde já, agradeço,
Renata

Unknown disse...

Olá! Primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog!
Quero saber se é normal a tartaruga ficar com o casco esbranquiçado (como se estivesse empoeirado) qdo fica fora da água. Sempre utilizei bomba no aquario, mas ha uns 15 dias está sem, pois começou a ter ruído forte, e tive que remover. A alimentação dela é à base de ração somente e adiciono na agua repto protect da labcon que elimina o cloro, auxilia no fornecimento de calcio e vitamina D3.
Além disso, não sei se é devido a falta da bomba, mas tenho notado tipo umas espumas (bolinhas) no vidro e ao redor da rampa. Na boca, só sai qdo ela se alimenta.
Vou tentar anexar algumas fotos para ter uma ideia se está td ok ou não com ela.

Unknown disse...

Olá!
Tenho um tigre d`água, só que tenho notado uma aparencia esbranquiçada qdo ele toma banho de sol (como se estivesse empoeirado seria mais certo dizer). Ele se alimenta de ração,e adiciono na agua repto protect, da labcon. Seu comportamento é bem ativo. Mantenho ele num aquário, no momento sem bomba há 15 dias.
Tenho notado após a ausencia de bomba, que ele tem soltado umas espuminhas na rampa e no vidro (tipo umas bolhas). Ao redor da boca, está normal, não fica espumando nos cantos da boca. Será que ele está contaminado?
Vou tentar anexar algumas fotos para auxiliar no diagnóstico.

Gaby Camargo disse...

Olá, vc mora em Brasília?
Estou louca atrás de um lugar que venda, mas não encontro :S Pode me ajudar?

Anônimo disse...

Olá
minha tartaruga está descascando isso é normal?

Unknown disse...

Olá. Tenho uma Tigre D' Água há 12 anos, sempre dentro de tanques com tudo o que ela precisa. Porém, acho que não cabe mais ficar com o bichinho lá, e quero soltá-lo. Posso fazer isso em uma lagoa normal. Minha maior preocupação é com a alimentação dela. Pois até o momento ela sempre comeu ração e nunca precisou "caçar" para comer. Posso solta-la?

pamela disse...

Ola gostaria de saber tambem se eu posso tirar a tigre daqua e colocar na varanda pra brincar poso?

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 281   Recentes› Mais recentes»