sábado, 2 de junho de 2007

TRICOGASTER AZUL


(imagem retirada do site http://www.labcon.com.br/versoes/espanhol/curiosidades/peixes/img/tricogaster_azul.jpg sem fins lucrativos ou obter vantagens)

Origem: Sudeste da Ásia(Tailândia, Bornéu)
PH: indiferente(6,8 a 7,5)
Temperatura: 27° a 29°C
Tamanho: 15cm Aquário: médio à grande e com plantas.
Comportamento: territorialista, manter em grupo,(é agressivo se for o único da espécie).

O Trichogaster trichopterus, ou Tricogaster Azul, é um Anabantídeo, um peixe incrível, ele tem um carisma diferente dos outros peixes, pode ser muito agressivo com peixes menores ou quando único da espécie em um aqua comunitário, é relativamente grande e cresce rápido. Não é muito exigente quanto ao ph da água, procuro mantê-los em um ph 7,2, mas vivem bem em aquas levemente ácidos, gostam de um ambiente plantado e com tocas, o macho possui a barbatana dorsal comprida e pontuda, já a fêmea possui a barbatana curta e arredondada, ele é parente dos Bettas e ainda possui duas “anteninhas” que usa como se fossem mãos e também como meio de comunicação.
Existem dois peixes conhecidos como Tricogáster azul. o primeiro é o Trichogaster trichopterus trichopterus, azul com duas manchas escuras, uma na base da nadadeira dorsal e outra à frente da cauda, além de manchas claras nas nadadeiras dorsal, ventral e caudal. O corpo é coberto por linhas azuis-escuras que às vezes desaparecem.O outro é o Trichogaster trichopterus sumatranus, que só difere do primeiro por apresentar várias manchas azul-escuras ao invés de apenas duas.
O Trico Azul, se reproduz de maneira relativamente fácil, claro, se forem dadas as devidas condições de espaço, qualidade da água e temperatura, ele faz seu ninho com bolhas de ar e folhas, é um animal bastante resistente no que diz respeito a doenças.
È importante ressaltar que este animal é agressivo com peixes menores, então, se você for introduzi-lo em um aqua comunitário, mantenha-lo com peixes do mesmo tamanho e no mínimo 2 tricos azuis, construa alguns esconderijos e plante algumas plantas, você vai se apaixonar por este animal, ele parece ter sentimentos com relação ao seu dono, eu recomendo ter um casal. Falowww abraço... alemaumsm@bol.com.br

11 comentários:

Vivian disse...

Eu tenho um tricogaster azul , ele já esta com um ano e alguns meses :) !! Gostei muito desta espécie ... Ele é inteligente , e parece demostrar sentimentos :P
Eu recomendo a qualquer um essa, adorei a esperiencia e agora estou montado um aquario grande onde colocarei vários tricogasters :)

HARLEI CURSINO VIEIRA disse...

Qual o tempo de vida de um tricogaster?

Anônimo disse...

gosto muito desse peixe crio um ja esta comigo a dois anos oprimeiro durou tres anos e meio acho q ele sentiu minha falta pois nessa epoca o cuper deu filhotes e acabei dando mais atençao a eles e o meu zequinho sentiu e morreu mas amo de paixao essa raça

Anônimo disse...

Tenho 05 tricogaster, se chamam Fred Krugger, Jason, Chuck, Hitler e Hanibal Lecter. São umas gracinhas, devoraram todos habitantes do aquário! Não é liiiindooooo!!???

Fg disse...

tenho 2 tricogaster macho e femea ele são muitos inteligentes toda vez que eles querem comida ele vem na minha direção e ficam olhando para mim.

Fg disse...

tenho 2 tricogaster macho e femea são muitos inteligentes toda vez que eles querem comida ele vem na minha direção e ficam olhando para mim. eles tem ate a toca(casa) deles . Eles não deixam nem um peixe entra la dentro e entrando e eles tirando.

Anônimo disse...

Idiota mesmo viu

Unknown disse...

Olá,
gostaria de saber quantos tricogaster posso colocar e se pode ser fêmea ou macho, pois no meu aquário possui 6 carpas, 5 King, 5 acara bandeira e 2 Pangaço todos os peixes pequenos filhotes ainda!
Ele é de 450L ! Fico grato.

Unknown disse...

Olá,
gostaria de saber quantos tricogaster posso colocar e se pode ser fêmea ou macho, pois no meu aquário possui 6 carpas, 5 King, 5 acara bandeira e 2 Pangaço todos os peixes pequenos filhotes ainda!
Ele é de 450L ! Fico grato.

Anônimo disse...

Aconcelho nao colocar tricogaster no seu aquario, pois os mesms nao se dao bem com kinguius.

Unknown disse...

Tenho 2 tricogaster 1 kingui 2 carpas em um aquário de 25L e eles ficam tranquilos com os outros só foi difícil no começo que eles estavam agredindo muito é só questão de costume!!!